Eleições 2022 AL: Cinco disputam mandato de governador ‘tampão’, em Alagoas

Paulo Dantas (MDB) é o favorito, contra os deputados Antônio Albuquerque (Republicanos), Cabo Bebeto (PL) e Davi Maia (UB) e o bombeiro Luciano Fontes

Apesar de estar praticamente definido que o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) tem o apoio da maioria da Assembleia Legislativa para ser o sucessor do ex-governador Renan Filho (MDB), em um mandato de governador “tampão” de Alagoas, mais três deputados e um bombeiro militar devem ser candidatos na eleição indireta, marcada para 2 de maio. São eles: Antônio Albuquerque (Republicanos), Cabo Bebeto (PL) e Davi Maia (UB) e o bombeiro Luciano Fontes.

Enquanto Paulo Dantas exalta aliança com Renan Filho e de sua base de apoio no Legislativo, Cabo Bebeto e Davi Maia devem marcar seus espaços como oposição à oligarquia da família Calheiros, que busca ampliar seu poder com a renúncia do ex-governador para disputar uma segunda vaga para o clã no Senado.

Cabo Bebeto protocolou ontem (18) a sua candidatura a governador, assim como o bombeiro militar Luciano Fontes, primeiro a se inscrever. Já Davi Maia (UB) registrou sua inscrição nesta terça-feira (19), mesma data em que Paulo Dantas oficializou seu ingresso na disputa, este cercado de deputados de sua base de apoio.

Apoiado por Renan Filho e com propostas de manter e garantir as ações de projetos iniciados pelo ex-governador, Paulo Dantas já tem promessa de apoio de mais de 20 dos 27 votos dos deputados que elegerão o governador tampão, segundo apurou o Diário do Poder. Ele também será candidato a governador nas eleições, também com apoio do clã Calheiros.

O deputado Antônio Albuquerque também deve se inscrever na eleição indireta. O parlamentar que apresentará a segunda candidatura com viés governista mantém seu filho Arthur Albuquerque como titular da secretaria de Trabalho e Emprego de Alagoas, desde o primeiro mandato de Renan Filho.

A eleição indireta acontece na Assembleia Legislativa de Alagoas, porque o ex-vice-governador Luciano Barbosa renunciou em 2021, para assumir o cargo de prefeito de Arapiraca. Com a renúncia de Renan Filho, exigida pela legislação eleitoral, quem assumiu a vaga de Renan Filho como governador interino, no último dia 2 deste mês de abril, foi o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Klever Loureiro, que tem a missão de governar por um mês, e convocar a eleição indireta, que deve preencher os cargos de governador e vice-governador do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *