JUAZEIRO DA BAHIA, PRECISA DE UM HUGO CHAVEZ! ( estamos chegando lá? )

*Otoniel Gondim

blogqspGondimNão há ponderações. Nem lógicas para isso. O Presidente Hugo Chavez morre e com ele toda uma Venezuela, as Américas sucumbidas e estropiadas, as áfricas esquecidas e escarniçadas, orientes médios ameaçados, os mundos subterrâneos. Hugo Chavez visionário sonhador  e prático, defensor ardoroso das igualdades ,voz relevante dos desamparados, desentetados, descamisados, desassalariados, descomidos ( me ajude, faltam alguns dos  DES, ainda? Saudades de você, meu leitor e do blog. ) por acaso  ou orgulho próprio. Muito pelo avesso ao contrário povo humilde e américa ( Brasil no contexto ) cada vez decadente e maltrapilho. Peitou  a todos. Peidou a todos. A todos os ditadores de sua pr´pria casa e a todas as  existencialistas imperialistas: americanas, francesas, britânicas, alemães, holandesaas, espanholas, ocidentais de nutirão. Principamente, lógico e claro, o ianquismo estadonindense.

               Como foi possível, leitor amigo de volta,um golpista iniciante em seu próprio país tornar-se o que tornou-se? Líder máximo de uma revolução populista democrática?

               Simples: o golpe foi o maior desfecho das  historias das américas, pós revolução  cubana. Trouxe à tona um verdadeiro governante de um povo, para um povo, por um povo. A figura extravasou a fronteira de sua nação, e o mundo estonteou. Hugo Chavez estonteou o mundo. Eis a pura verdade. Por uma simples e complexa filosofia sartreana existencialista :

            COMO SER A VENEZUELA UM DOS PAÍSES COM A MAIOR RESEVA E EXPORTAÇÃO DE PETRÓLEO E CONVIVER COM O SEU POVO NA MISÉRIA? FOME, DROGAS, GANGUES,ANALFABETISTO, VIOLÊNCIA,DESEMPREGOE AS MAIS MAIS ARBITRARIEDADES DE VIVÊNCIA DESUMANA?

           Nacionalizou o petróleo e reverteu essa grana, antes extorquida, em prol da nação verdadeira, da libertação do seu povo dizimado, miserável.

            Hugo Chavez virou um mito. Com toda a razão, louvor, estimação, adoração, veneração, comoção. Leitor, cá contigo no travesseiro, vosmecê é contra isso?

            Ditador? Pois, sim. Quisera eu que todos o fossem desse quilate de ouro.

            Leitor, o chamo com saudades de tempos, não sou  radical, mas, confesso que adorei quando ele mudou a Constituição.Ah, ahzinho, elazinhas, as leis foram elaboradas, mantidas e executadas de acordo com os ma ndatários milionários do país, as burguesias e elites, os safados e salafrários, os escrotos empalitozados, com as bênçãos do Nosso Senhor Clã Infernal Americano e Ocidentalista.  Puros, da mais alta pureza, satanases terrestres. Parecedíssimo com a do nosso ( ? ) Brasil militarista e a direita reacionária feroz, via, ACM Neto, Aleluia, Gedel, etc.

             Confesso, também, que adorei o histórico discurso na Organização da s Nações Unidas ( ONU )  onde, antes tinha havido despalavras do presidente americano Bush, ele me brindou: “O diabo esteve aqui ontem.Ainda sinto o cheiro do enxofre “. Lindas profecias contra o governo ianque

que sempre impôs aos países pobres o medo, a aniquilação, o subalternalismo, a porcaria, a sacanagem, a escória. Não dão folga nem na moda, na música, no cinema e na Coca- Cola.

           Fidel Castro , Lula ( volte logo a si , cara ) , Evo Morales, Hugo Chavez, Dilma, são ressuscitamentos heróicos, autênticos, responsáveis, ideológicos e libertários das américas  fedidas, fo…, escravizadas, tempos e tempos. Por americanos e ocidentais. Orientais, como se já não bastasse, chegando no pedaço com seus carros importados e $1,99.

            Evo, Fidel, Lula, Chavez, sustentáculos seguidores dos ideários libertadores de um Sandino, Bolívar,Che Guevara, Mariguella,Lamarca. Viva Hugo Chavez! Sonho com ele ressucitando em Juazeiro.

            Querido leitor ,que me esperou tanto o blog, olhe que estou triste pela dúvida:

            Fidel Castro – câncer

            Hugo Chavez – câncer

             Dilma – câncer

             Lula – câncer

             Os baluartes da nova democracia, ordem mundial e política popular das naçoes emergentes, todos com câncer. Será uma conspiração? Na água, alimentação, atmosfera, pressão atmosférica, familiar, militar nuclear, anti-nacionalista, para tirar os grandes pais dos filhos necessitados? Tira-los do colo do seu povo? Será  que será que será

            Não duvido. Aliás, dos americanos,abestalhado é quem duvidar.Lembra, leitor, que jogaram “ festins “ atômicos e nucleares e, Hiroshima e Nagasáki? E fizeram disso, e fazem até hoje, poesia, música, estátuas e heroísmos.

         Ai, ai , ai ai, Helenas

         Chavez se foi, Fidel Castro a poucos

         Evo, Lula, aos sufocos

         Estamos,eu vvê e Juazeiro, a duras penas.

 *Otoniel Gondim  — Professor, Escritor e Compositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *