APLB Sindicato em Juazeiro reforça luta do núcleo da entidade em Abaré e denuncia descaso do prefeito

A APLB Sindicato em Juazeiro informa aos trabalhadores da educação de Abaré (232Km de Juazeiro), que o Núcleo da APLB neste município está, desde o ano passado, tentando de todas as formas sentar e conversar com a gestão do prefeito Fernando Tolentino, através de reuniões com o secretário Ailton Barbosa.

Infelizmente, até o presente momento, o Núcleo não obteve nenhuma resposta positiva que sinalizasse interesse por parte do governo municipal em promover esse diálogo.

Na pauta de negociações que podem favorecer os trabalhadores da educação de Abaré ainda estão pendentes assuntos como o rateio do Fundeb – já em atraso, além do reajuste de 33,24 % no piso salarial. De acordo com Paulo Lima, coordenador do Núcleo da APLB Sindicato em Abaré “a APLB sempre primou pela boa negociação, mas dois pontos estão dificultando o diálogo: os 70% do rateio do Fundeb ainda não foram lançados, mesmo buscando desde o início de dezembro conversar com o secretário. Até agora, tanto ele quanto o prefeito informaram que não vão fazer o rateio seguindo orientações do TCM, a menos que haja novo posicionamento; e quanto ao reajuste de 33,24% defendido pelo sindicato, mas ainda sem definição”.

Paulo Lima explica que, como não houve nenhum avanço nas reuniões realizadas com o secretário Ailton Barbosa, é de fundamental importância que o prefeito receba a APLB, mas esse encontro esbarrou na dificuldade de agendamento por parte do gestor do município. “A categoria aguarda ansiosa a definição desses pontos e a qualquer momento iremos realizar uma assembleia onde é possível deliberar qual será o caminho a tomar”, informa o coordenador Paulo Lima.

Para Gilmar Nery, diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, há uma necessidade urgente de que esse diálogo aconteça para que seja dada uma posição aos trabalhadores em educação do município de Abaré. “Os trabalhadores precisam tomar conhecimento das inúmeras tentativas do Núcleo da APLB no município em conversar com o secretário de educação Ailton Barbosa, sempre com o intuito de resolver as questões pendentes. É necessário o envolvimento da categoria que é a parte mais interessada e que precisa cobrar e pressionar a gestão para que receba o coordenado do Núcleo e cheguem a um acordo para tranquilizar os trabalhadores”.

A Delegacia Regional da APLB Sindicato em Juazeiro possui 4 Núcleos nos municípios de Sobradinho, Curaçá, Senhor do Bonfim e Abaré. De acordo com Gilmar Nery, o que a APLB espera é que todos os Núcleos, assim como está acontecendo em toda a Bahia, possam cumprir o piso nacional. Além de Abaré, os demais municípios continuam em negociação, esperando que as definições sejam, claro, positivas para os trabalhadores em educação.

“Esperamos que a gestão do prefeito Fernando Tolentino resolva o rateio do Fundeb, pois esse dinheiro está em caixa e precisa ser repassado para os profissionais da educação. As reuniões desmarcadas vão atrasando o anúncio do reajuste. Nossa preocupação é que já estamos em fevereiro e isso tem que ser retroativo a janeiro. A categoria está insegura quanto a essas informações que precisam ser dadas urgentemente pelo executivo municipal de Abaré”, ressalta o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro.

Ascom-APLB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *