Home / Saúde / SECRETÁRIA DE SAÚDE DE PETROLINA PARTICIPA DE SIMPÓSIO DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE DA UNIVASF sem foto

SECRETÁRIA DE SAÚDE DE PETROLINA PARTICIPA DE SIMPÓSIO DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE DA UNIVASF sem foto

blogqspjlameliabezerra (1) Foto Farnésio Silva
Lucia Giesta

A secretária municipal de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, foi uma das convidadas do Simpósio das Residências em Saúde, promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

A gestora participou do evento em dois momentos, compôs a mesa de abertura, representando o prefeito Julio Lossio, e, integrou uma mesa de discussão com o tema “Modos de gerenciamento do SUS, para onde vamos?”, acompanhada do secretário municipal de Juazeiro (BA), Cássio Garcia, e da Profª Drª da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), Paulette Cavalcanti.

O Simpósio tem como objetivo refletir sobre as estratégias de integração das Residências em Saúde já existentes no Vale do São Francisco, promovendo espaços de discussão para a construção de um Sistema Único de Saúde de referência qualificada.

Nesse sentido, o coordenador das Residências Médicas da Universidade, Dr. Hugo Alessi, ressaltou a importância da colaboração do município de Petrolina. “A Prefeitura de Petrolina e a Secretaria de Saúde abraçaram esse programa, e, desde o início perceberam que o programa fortaleceria o município, tornando-o referência em Saúde”.

Em sua participação sobre a experiência na gestão do SUS Municipal, a secretária Lucia Giesta, destacou os avanços e dificuldades no gerenciamento da assistência à saúde em Petrolina. “Mesmo com dificuldades nacionais do Sistema, incluindo o financiamento, Petrolina vem se empenhando e conseguindo conquistas importantes, como a redução da mortalidade infantil de 34.85 (2006), para 14,89 (2012), a ampliação do número de exames e consultas médicas realizadas, e qualificação da infraestrutura e atendimento das unidades de saúde, com a implantação das unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família”.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *