40 anos de Aids no mundo – 1 de dezembro

Dia 1 de dezembro, dentro dos eventos do Dia Mundial de Combate a Aids, a Agência Aids promove um webinário digital com mais de uma dezena de especialistas para debater “40 anos de Aids no mundo: o que fizemos, o que falta fazer?”. A Aids 37,6 milhões de pessoas ao redor do planeta. O webinário será transmitido pelo Youtube da Agência Aids – https://www.youtube.com/c/AgenciaAids

A Agência Aids promoverá, também, a Mostra Cultural com artistas que convivem com a Aids – “MAIS ARTE, MENOS AIDS 2021”- 27 de novembro, entre 14h e 19h – transmissão Youtube e Facebook da Agência Aids.

Na noite do dia 1 de dezembro, no Cine Sesc em São Paulo, às 20h, lançamento da websérie HIV 40 anos: Aids e suas histórias! que conta a história de três pessoas com mais de 60 anos e que vivem com HIV há mais de 30 anos: Beto Volpe, Jenice Pizão, Américo Nunes Neto; e três jovens que vivem com o vírus a menos de 10 anos: Marina Vergueiro, Priscila Obaci e Diego Krausz. Essas personagens estarão no lançamento.

O material completo com nome dessas fontes pode ser baixado até 1 de dezembro- https://drive.google.com/drive/folders/1xenx08j1THbOiOpTStHNepSrcpGVoGK6?usp=sharing

 

Perfil das fontes dos eventos da Agência Aids:

 

Webinário

Dra. Rosana Del Bianco (Médica infectologista do Emílio Ribas desde 1984 época do primeiro caso internado com Aids);

Dra. Marinella Dela Negra (supervisora de equipe técnica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas);

 Dra. Glória Brunetti (Médica infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas).

Dra. Maria Clara Gianna (CRT Aids de SP);

Fabi Mesquita – monitora em incidência internacional da Rede Mundial de Pessoas Vivendo com HIV e representative of Peace Women Partners International Council of Leaders – representando Brazil e Myanmar.

Rodrigo Pinheiro (Fórum Ongs Aids de SP);

Javier Angonoa (consultor independente com trabalhos para Unaids/Unicef, GAPA Bahia);

Alessandra Nilo (Gestos Pernambuco).

Marina Vergueiro – autora do livro “Exposta”, que dá voz às mulheres gordas e/ou que vivem com HIV e são sexualmente ativas.

Carué Contreiras (médico e ativista);

Dra. Adele Benzaken (membro do comitê de certificação da eliminação da sífilis e do HIV da OPAS-Organização Pan-Americana de Saúde e vice-presidente do comitê de especialistas da OMS).

Juny Kraiczyk – diretora geral da ECOS e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde LGBT da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Mostra Cultural

Adriana Bertini – transforma embalagens de antirretrovirais, preservativos e medicamentos vencidos ou defeituosos em matéria-prima para ser usada na confecção de obras de arte.

Flip Couto – idealizador do Coletivo AMEM, traz em seus trabalhos discussões sobre negritudes, sexualidades e saúde da população negra e HIV/Aids a partir da Cultura Hip Hop e Cultura Ballroom.

Thaís Renovatto – autora do livro 5 Anos Comigo, em que conta sua trajetória afim de ajudar numa sociedade mais acolhedora livre de estigmas e preconceitos.

Salvador Côrrea – autor do livro “O Segundo Armário: diário de um jovem soropositivo”, que conta a história de Gabriel de Souza Abreu é o heterônimo de Correa que, até então, não havia assumido publicamente a soropositividade, descoberta em 2011.

Rafael Bolacha – ativista, ator, bailarino, cineasta e escritor. Idealizador do Projeto Uma Vida Positiva, onde aborda a temática HIV/Aids em segmentos como: blog, livro, cinema, espetáculo de dança e palestras. Vive com HIV desde 2009.

Drew Persí – ativista, autor de “Vidas” autobiografia que mostra a importância da resiliência, de se visitar um passado e fazer as pazes com ele, e deixa claro que sempre vale a pena escolher viver.

Gabriel Comicholli – ator e youtuber, conta tudo sobre o dia a dia de um HIV positivo no canal “Deu positivo, e agora?”

Micaela Cyrino – ativista do movimento de mulheres negras, desenvolve produção artística sobre os estigmas e preconceitos em relação a aids e ao HIV, em pinturas, intervenção na rua e performances. Integra o coletivo Nacional Trovoa.

 

Websérie

Beto Volpe – autor do livro Morte e Vida Positiva, o escritor de 60 anos contraiu o vírus em 1989.

Jenice Pizão– fundou em 2004 o histórico Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas. Vive com HIV há 31 anos.

Américo Nunes Neto– coordenador do Movimento Paulistano de Luta Contra a AIDS (MOPAIDS), fundador do Instituto Vida Nova Integração Social Educação e Cidadania, convive com o vírus desde 1988.

Marina Vergueiro – poeta, jornalista e ativista dos direitos da saúde afetiva e sexual das mulheres e antigordofobia, é autora de “Exposta”.

Priscila Obaci – poetisa e arte-educadora, autora de Poesias Pós-Parto (2020), em 2017, na primeira consulta do pré-natal, que Priscila Obaci descobriu o seu diagnóstico positivo para HIV.

Diego Krausz – ator, professor de teatro e Youtuber, que usa o seu canal “Convivendo com HIV” para desmitificar o HIV e mostrar que é possível conviver bem com o vírus. Está no elenco do filme Marighella

 

Fonte – Roseli Tardelli – Agência Aids e 25 convidados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *