Devido à pandemia, os estudantes terão que usar máscaras de proteção (não será exigida carteira de vacinação), além de ter em mãos outros itens obrigatórios como caneta transparente de tinta preta e documento original com foto. E, assim que a prova for concluída, os jornais O GLOBO e Extra, em parceria com e a Plataforma AZ de Aprendizagem, iniciarão a correção extraoficial do gabarito.

VEJA A COBERTURA DO ENEM 2021 EM TEMPO REAL

Gabarito extraoficial e correção:Veja como acompanhar

A primeira etapa do exame será a prova de linguagens e ciências humanas, com término às 19h. Antes da entrega das provas, é feita a identificaçao dos estudantes presentes. A orientação dos organizadores do Enem é para que todos cheguem com antecedência já que, a partir das 12h, as salas estarão abertas.

Confira a programação da cobertura especial:

Tempo real

Ao longo deste domingo, o GLOBO terá uma cobertura em tempo real, mostrando a chegada dos candidatos aos locais de prova e as principais informações sobre o exame, como índice de faltas, assuntos cobrados nas provas e o tema de redação. Haverá repórteres em diferentes estados do país para mostrar a realidade de cada região.

Gabarito extraoficial

Ao fim das provas do primeiro dia do Enem 2021, os jornais O GLOBO e Extra, em parceria com e a Plataforma AZ de Aprendizagem, darão início a uma grande correção de todas as questões de Linguagens e Ciências Humanas. A partir das 18h45, os professores da plataforma se reunirão para fazer um gabarito extraoficial da avaliação e analisar e corrigir ao vivo alguns dos temas abordados na prova, além da proposta de Redação.

O gabarito extraoficial ficará disponível no site oglobo.com.br/enem e será atualizado à medida que os professores derem suas respostas.

A “live” com a correção ao vivo de algumas questões do exame será transmitida nos sites do GLOBO e do Extra e nas redes sociais do GLOBO (YouTube, Facebook e Instagram) e do Extra (Facebook).

Denúncia:Diretora de escola diz que PF exigiu troca de professoras por policiais na lista de aplicadores do Enem

Regras para os candidatos durante as provas

Itens obrigatórios

Os três itens essenciais para o candidato são: caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; máscara de proteção contra a Covid-19; e documento de identificação válido. Entre os itens não obrigatórios, mas aconselháveis pelo Inep, estão o cartão de confirmação de inscrição, e a declaração de comparecimento impressa, caso seja necessário justificar presença no exame. As salas estarão equipadas com álcool em gel, mas o Inep orienta que os candidatos levem seus próprios potes. Em função da longa duração da prova, lanches também são recomendados.

Itens proibidos

O candidato não poderá realizar a prova usando óculos escuros, bonés e chapéus no geral, canetas fora do padrão exigido, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, relógios, fones de ouvido ou qualquer dispositivo eletrônico, como celulares, calculadoras e tablets. Entretanto, a pessoa não precisa sair de casa sem seu celular, por exemplo, pois qualquer um desses itens poderá ser guardado dentro de um envelope disponibilizado antes da prova, e retirado ao final do exame.

Documentos de identidade válidos

O documento precisa ser original e com foto, e não poderá estar danificado a ponto dos caracteres estarem ilegíveis. São considerados documentos válidos: Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; Identidade funcional (crachá de servidor público municipal, distrital, estadual, federal e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário).