Tchau inverno, olá primavera! Entenda porque a mudança de estação é um fenômeno astronômico

POR VICTOR YEMBA/Tupi –

A mudança de estação é um fenômeno astronômico, que acontece por causa dos movimentos da Terra. Em 2023, a primavera começa no dia 23 de setembro, amanhã e termina no dia 22 de dezembro.

Assim, esta estação inicia-se logo depois do inverno e termina com a chegada do verão, surgindo daí o significado do seu nome.

A palavra primavera tem origem no latim primo vere, que significa “antes do verão . Mas por que as estações têm dia e hora certa para começar e acabar?

É tudo uma questão de movimentos da Terra

Na astronomia as estações do ano são definidas a partir de posições específicas que a Terra alcança em seu movimento ao redor do Sol. A data de início da primavera acontece quando temos a mesma quantidade de luz do sol nos dois hemisférios, Sul e Norte, o dia e a noite têm a mesma duração e isso é chamado de equinócio. Também temos outros dois pontos muito importantes conhecidos por solstícios. Isso acontece duas vezes no ano, no início da primavera e no início do outono.

Já quando o dia é o mais longo do ano (e a noite mais curta) é a data que marca o início do verão. No caso contrário (noite mais longa e dia mais curto) temos o início do inverno.

Mas e o horário?

O horário está relacionado com o tempo que a Terra leva para completar uma volta em torno do Sol. Diferente do que imaginamos, o percurso total leva um pouco mais 365 dias.

São cerca de 365 dias, 5 horas e 45 minutos e é por causa dessa diferença que as estações do ano também sofrem alterações de um ano para o outro. Os astrônomos conseguem definir, através de cálculos matemáticos, o horário exato de todas as próximas viradas de estações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *