SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE JUAZEIRO DESTACA A IMPORTÂNCIA DA CONTINUIDADE PARA O SETOR

Na manhã desta quarta-feira (27), o secretário de Educação e Esportes de Juazeiro, Clériston Andrade, destacou a importância da continuidade de um governo para o setor e as novidades do segundo mandato do prefeito Isaac Carvalho que já inicia com inaugurações de obras.

No bate papo descontraído o secretário falou sobre a educação de uma forma bastante abrangente. “Entendo que a grande novidade deste ano seja a ininterrupção dos projetos que foram iniciados na gestão passada. Até então Juazeiro vivia uma desconstrução do que era feito. Para se conseguir resultados sólidos na educação é preciso tempo e continuidade, que não significa continuísmo. Ainda temos muito a evoluir, mas estamos no caminho certo”, avaliou.

Sobre as obras e ações dos primeiros meses de 2013, o titular da Seduc destacou: a entrega da escola Raimundo Clementino de Souza em Pinhões, a inauguração da primeira Escola de Educação Infantil do PróInfância no bairro Novo Encontro; a entrega que será realizada nesta quarta-feira (27) da reforma, ampliação e climatização da Piloto Mandacaru; os novos ônibus escolares, bicicletas e o aumento dos professores, que já atinge mais de 85% nas duas gestões.

“A obra da creche fala à sensibilidade humana e oferece o espaço adequado ao desenvolvimento da criança. Os novos ônibus vêm com sistemas de acessibilidade e queremos destinar um à região da zona urbana que possua maior número de cadeirantes. As bicicletas escolares serão entregues com todos os itens de segurança necessários, como capacete e joelheira, para os alunos da zona rural que precisam se descolar 2 ou 3km até o ponto de ônibus ou a escola, e as novas reformas e ampliações seguem o padrão de qualidade estabelecido na gestão Isaac”, enumerou Clériston ao endossar sua fala sobre o capacidade da continuidade.

Valorização do professor e capacidade de articulação

Outros temas abordados na entrevista referiram-se à valorização do professor, que ultrapassa a questão salarial e a capacidade de articulação política para captação de recursos.

De acordo com o secretário, o educador da Rede Municipal de Ensino é preparado para lidar com o lado humano. “Primeiro trabalhamos a autoestima desse profissional, com os reajustes e abonos, depois oferecemos condições dignas de trabalho, e, em seguida, investimos na formação continuada. Então, criamos um cenário favorável para que esse professor vá além do conteúdo didático e cuide do ser”, ponderou.

Clériston Andrade também reconheceu que muito ainda precisa ser feito, mas que com articulação política, projetos bem elaborados e esforço de todo um alinhamento de gestão o futuro é promissor. “As pessoas às vezes falam das obras que são realizadas com recursos estadual ou federal, mas esquecem que o dinheiro de qualquer forma é público, que é oriundo da contribuição do povo repassada aos municípios. E que se não houver bons projetos, articulação política e corpo técnico competente as obras não saem. Então, o mérito dos municípios também precisa ser reconhecido”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *