Levantamento diz que doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas em dez cidades do Sertão de Pernambuco

Foi divulgado nesta sexta-feira (2), um levantamento que indica que 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, foram aplicadas em todo o Brasil. No Sertão de Pernambuco, 34 doses teriam sido utilizadas em dez municípios.

De acordo com o cruzamento de dados oficiais do governo federal, teriam sido aplicadas 12 doses em Ouricuri, seis em Bodocó, quatro em Araripina, três em Belém do São Francisco, duas em Afrânio, duas em Ipubi, duas em Lagoa Grande, uma em Exu, uma em Parnamirim e uma em Salgueiro.

Em nota, os municípios de Araripina, Afrânio, Belém do São Francisco, Ipubi, Lagoa Grande, Parnamirim e Salgueiro negaram ter aplicado vacinas vencidas. Até a publicação desta matéria, as gestões dos outros municípios não se manifestaram sobre o assunto.

Governo de Pernambuco

Também através de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que já entrou em contato com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), para acionar os municípios que tiveram registro no sistema de aplicação de doses vencidas.

O estado solicita que o gestor municipal avalie os casos, para verificar se a informação procede ou se foi erro de digitação. Caso se confirme a aplicação de vacinas fora da validade, a SES orienta a prefeitura a fazer a busca pelas pessoas que receberam as doses.

G1 Petrolina