QUEM ESCOLHER VACINA VAI PRO FIM DA FILA

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 182.685.990 contaminados e 3.956.753 mortos no mundo. No Brasil são 18.622.304 contaminados e 520.095 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 3,1 bilhões. No Brasil são 101.486.341 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

CAI NÚMERO DO MORTOS E INTERNAÇÕES

Levantamento realizado por VEJA mostra que as internações e mortes por Covid-19 no Brasil caíram em todas as faixas etárias entre a última semana de março, quando atingiram o pico, e a segunda de junho. Em média, as hospitalizações diminuíram 41,7% no país, enquanto os óbitos tiveram recuo médio de 68,8%.

Especialistas afirmam que o avanço da vacinação desempenhou um papel importante na melhora dos índices, em especial na queda de mortes e casos graves nas faixas etárias que já foram vacinadas ao menos com uma dose há algum tempo, como as pessoas de 60 a 79 anos. A sondagem foi feita com base nos dados do Datasus.

VAI PRO FIM DA FILA

Diante dos muitos casos de pessoas que têm se recusado a tomar a vacina contra a Covid-19 dependendo do fabricante, a prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, decidiu mandar para o fim da fila aqueles que quiserem escolher o imunizante. Segundo o prefeito da cidade, Orlando Morando, somente em um dia desta semana, 200 pessoas não quiseram se vacinar na cidade.

Agora, aqueles que optarem por não receber o fármaco precisarão assinar um termo confirmando que será vacinado apenas quando todos os grupos receberem as doses. O documento poderá ser assinado por trabalhadores dos postos, caso a pessoa se recuse