O papel dos povos indígenas na defesa do meio ambiente é inegável — as comunidades tradicionais usam seu conhecimento milenar para conservar os rios e florestas, beneficiando a todos nós. Mas muitas comunidades dentro e fora da Amazônia ainda não têm suas terras demarcadas, tornando-as alvo de um governo que quer tomar as terras tradicionais a todo custo.
Uma série de projetos de lei quer literalmente revogar terras indígenas, colocar a responsabilidade de demarcar terras nas mãos de agricultores e, de quebra, PERDOAR, criminosos que invadiram terras públicas. Este é um dos maiores ataques à floresta e aos povos indígenas desde que Bolsonaro foi eleito — não podemos ficar parados.
As lideranças indígenas brasileiras não vão desistir até que todas as suas terras sejam demarcadas, e seu modo de vida seja protegido. Assim como no Brasil, a Avaaz está em contato com lideranças indígenas no mundo todo que apoiam essa causa e estão pressionando por um acordo global para a demarcação das terras de comunidades indígenas e tradicionais — isso poderia efetivamente impedir loucuras como a que Bolsonaro e seus aliados querem fazer.
Assine a petição em defesa das terras indígenas e das florestas ancestrais — depois repasse para todo mundo que você conhece: