Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 178.827.648 contaminados e 3.874.365 mortos no mundo. No Brasil são 17.966.831 contaminados e 502.586 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.
O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 2,66 bilhões. No Brasil são 89.655.891 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
JANSSEN
O Brasil recebe nesta terça-feira o primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacinas contra a Covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson. O montante faz parte de um carregamento com 3 milhões de unidades cuja entrega era prevista para a semana passada. Ainda hoje, chegará ao país uma remessa com 528 mil doses do imunizante da Pfizer. Até domingo, outros dois lotes desembarcarão no país, totalizando 2,4 milhões de unidades do fármaco. Além disso, os Estados Unidos anunciaram o envio de mais 14 milhões de vacinas para o Brasil e outros países da América Latina por meio do consórcio Covax Facility.
RESFRIADO DO BEM
Um estudo da Universidade Yale, nos EUA, revelou que o resfriado comum pode ajudar o organismo a reagir contra o coronavírus. A infecção por rinovírus, causador do resfriado, estimula no corpo a atividade de interferons, moléculas de resposta precoce do sistema imunológico. De acordo com os cientistas, essas moléculas se mostraram capazes de interromper a replicação do SARS-CoV-2 nos tecidos das vias aéreas afetados pelo resfriado. Enquanto isso, nos tecidos saudáveis, a carga viral do vírus causador da Covid-19 dobrava a cada seis horas nos três primeiros dias. A pesquisa foi publicada no periódico científico Journal of Experimental Medicine.