ESTUDO COM MEIA DOSE E A PRIMEIRA ENTREGA DA VACINA DA JANSSEN

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 176.001.664 contaminados e 3.805.014 mortos no mundo. No Brasil são 17.412.766 contaminados e 487.401 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 2,35 bilhões. No Brasil são 79.158.271 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

MEIA DOSE

O governo do Espírito Santo e a Universidade Federal do Espírito Santo deram início a um estudo até então inédito com a vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19: a população da cidade de Viana receberá meia dose do fármaco. Os primeiros a participar da pesquisa serão adultos com a idade de 18 a 49 anos, grupo que corresponde a 35 mil pessoas no município, que tem cerca de 79 mil habitantes.

A pesquisa tem como objetivo verificar a taxa de eficácia da dose fracionada. Os voluntários receberão o reforço no mesmo intervalo adotado no programa padrão, de 90 dias. As cerca de 15 mil unidades foram doadas pelo Ministério da Saúde.

JANSSEN

A pasta da Saúde espera o desembarque do primeiro lote da vacina contra a Covid-19 da Janssen, com 3 milhões de doses, nesta terça-feira. O montante, porém, chegará com prazo de validade próximo a ser atingido: 27 de junho. Com isso, todas as aplicações devem ser utilizadas em moradores das capitais.

O imunizante da Janssen é administrado em dose única, diferentemente dos que já são aplicados no Brasil até o momento. Além disso, a Fiocruz recebeu no fim de semana insumos suficientes para produzir cerca de 6 milhões de doses do imunizante de Oxford. Assim, as entregas previstas até 10 de julho estão garantidas.