1º Encontro de atenção a pessoa com Lúpus é realizado com sucesso em Juazeiro

blogqsp.lupusencontroAconteceu nesta terça-feira, 19, o 1º Encontro do Projeto de Atenção a Pessoa com Lúpus, realizado através da parceria da Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) e Univasf. Compareceram ao Centro de Saúde III, local do evento, pessoas com lúpus, familiares e interessados no assunto.

Muito feliz com a iniciativa, a dona de casa I.L. 46 anos, elogiou a prefeitura pela atenção especial. “Tenho certeza que este trabalho dará certo e é muito bom saber que a prefeitura se preocupa conosco. Eu descobri que tenho a doença há 1 ano, mas não desanimei. Estou numa nova fase em minha vida e convivo com o lúpus sem ficar triste e com vontade de viver. Agora mais esperançosa porque estarei me informando com os profissionais sobre os devidos cuidados”, disse.

Diferente de dona I.L., a aposentada de 74 anos, Antônia Rodrigues, não tem lúpus, mas quis saber mais sobre o assunto. “É importante estarmos atentos a tudo e sempre cuidar da nossa saúde. Achei muito bom este projeto e vou me esforçar para estar presente nos próximos encontros”, ressaltou.

O projeto tem como objetivo promover periodicamente momentos com a presença de dermatologistas, nutricionistas, psicólogos, reumatologistas, assistentes sociais, dentre outros profissionais de saúde. Serão realizadas várias atividades educativas, oficinas, garantindo um acesso mais rápido a informações e ao diagnóstico da doença.

O próximo evento – aberto ao público e gratuito – será dia 05 de março, às 16h, no Centro de Saúde III, situado na Orla da cidade, com a presença de especialista da área.

O projeto fortalecerá o trabalho dos profissionais visando qualificar a assistência oferecida na rede de atenção à saúde de Juazeiro, afirma o secretário da Saúde, Cássio Garcia. “Vamos dar mais rapidez aos serviços, melhorando a qualidade de vida das pessoas e agilizando os atendimentos em hospitais, postos de saúde e no Tratamento Fora Domicilio (TFD). É necessário estarmos atentos aos aspectos biológicos, mas também aos emocionais, pois estes influenciam a vida destas pessoas. Os encontros se tornarão espaços acolhedores, com suporte emocional e de apoio aos pacientes”, frisou o gestor da pasta.

O Lúpus não é contagioso e possui tratamento. A doença pode afetar vários sistemas do corpo. Quem tem Lúpus deve evitar o sol, bebidas alcoólicas, frenquentar médicos, cuidar da saúde mental, tomar os medicamentos indicados pelo especialista, dentre outros cuidados.

De acordo com a estudante de Psicologia, Fabiana Bezerra, a doença afeta mais as mulheres na faixa etária de 15 a 47 anos. “Ainda não foi descoberta a causa do lúpus, pois é uma doença que se apresenta de diversas maneiras, com queda de cabelo, emagrecimento, manchas na pele, dificultando muitas vezes o diagnóstico. É preciso que as pessoas tenham uma vida tranquila, respeitando seus limites, atentando para os seus aspectos emocionais e fazendo acompanhamento médico adequado. Estes encontros vão ajudar em todos os sentidos, cada um fortalecendo o outro e obtendo mais orientações”, destacou a estudante de Psicologia da Univasf e estagiária da Secretaria da Saúde.

O projeto está sendo conduzido pelo Colegiado de Psicologia da Universidade e o Núcleo de Humanização e Educação Permanente da Secretaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *