Petrolina terá espetáculos em comemoração a Semana Santa

 

 


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos –  SEDECTUR, preocupada com o desenvolvimento cultural do município, tem por objetivos apoiar os grupos Imaginarte e Guterima, visando atender a necessidades culturais por meio da apresentação de espetáculos teatrais, garantir a cultura de forma gratuita, contribuir para a formação de plateia para as artes cênicas, promover momentos saudáveis de lazer à população, incentivar a produção cultural local, estimular o exercício de boas práticas e conceitos através dos ensinamentos de Jesus Cristo, além de ajudar na geração de trabalho e renda no município.

O primeiro grupo de teatro a se apresentar será o Imaginarte, existente há 23 anos, este ano o espetáculo está sob direção geral de Wellington Amorim, com elenco de 60 atores e 100 figurantes em 21 cenas trazendo desde o nascimento de Jesus até sua ressurreição intitulando-o de “A Crucificação: O espetáculo da Paz”, no dia 17 (domingo), às 19h no bairro Pedro Raimundo, Avenida José Maciel, entre as ruas 19 a 24, uma realização da Associação de Moradores do Bairro Pedro Raimundo. Já nos dias 19 e 20 , terça e quarta-feira, às 20h, o mesmo grupo estará na Praça Padre Cícero, do bairro José e Maria, mais conhecida como praça nova.

O Grupo Guterima, há 33 anos encenando esse belíssimo momento bíblico, fará sua apresentação nos dia 21 e 22, quinta e sexta-feira da Paixão, às 20h30 no Parque Municipal Josepha Coelho, sob direção geral de José Geraldo Rodrigues, contando com elenco de 150 pessoas entre atores e figurantes que estarão em 48 cenas distribuídas em nove cenários diferentes. Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos de Petrolina, Luis Claudio Dias, incentivar a difusão da cultura é mais que um dever da Secretaria. “É preciso dar maior visibilidade a grupos artísticos de Petrolina, que têm um grande potencial e, além disso, todos os cidadãos merecem ter acesso à cultura”, ressaltou.

No universo cristão, a crucificação de Jesus simboliza a morte e ressurreição, sacrifício que ele, enquanto Filho de Deus, fez por todos os humanos. Durante este mês de abril, será vivenciado o período da Semana Santa e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos de Petrolina (SEDECTUR) está patrocinando cinco espetáculos da Crucificação durante os dias 17, 19, 20, 21 e 22 em horários e locais distintos na cidade.


As Cias e seus espetáculos

A Cia Imaginarte iniciou seus trabalhos no ano de 1988 como um grupo de jovens que realizava reuniões na Igreja do bairro. Com o envolvimento da juventude, surgiu a ideia de apresentar uma peça teatral e, assim, veio o espetáculo A CRUCIFICAÇÃO. A encenação teatral exibida no formato de via sacra foi até 1996, quando percorria diversas ruas do bairro e já era composta por 45 integrantes, tendo se transformado num grupo cultural e não mais especificamente religioso. A partir de 1997, quando entrou no grupo o atual Diretor Wellington Amorim, a encenação passou a ser em local fixo no bairro.

No ano de 1978, nascia, no Centro Social Pio XI, “A CRUCIFICAÇÃO”. Em 1979 e 1980, O GUTERIMA passou a encenar o espetáculo no Estádio da Associação Rural, hoje, Paulo de Souza Coelho. Como o público não era satisfatório, já que o ingresso era pago, chegou-se a conclusão, através do sr. Alonso Viana, de que o caminho seria encenar o espetáculo nas ruas centrais de Petrolina. A partir de 1998, tudo mudou novamente. Com os arranha-céus tomando conta do centro da cidade e descaracterizando as possíveis locações foi necessário a escolha de um novo local para a encenação. Assim, o Parque Josepha Coelho, que possui áreas com situações geográficas adequadas para o espetáculo e um estacionamento amplo, com parada obrigatória dos ônibus coletivos, se transformou no cenário humanístico da Semana Santa.


Ascom/PMP

Foto: Divulgação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *