MULHERES PODEM OPTAR PELA INSERÇÃO DO DIU COMO MÉTODO CONTRACEPTIVO

blogsp.diuO Sistema Único de Saúde(SUS) disponibiliza, atualmente, um elenco com vários métodos contraceptivos, que vão desde os preservativos e medicamento anticoncepcionais, até as cirurgias de laqueadura.

No intuito de ampliar esse elenco no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, iniciou, em julho de 2012, uma capacitação com cinco enfermeiras das Equipes de Estratégia em Saúde da Família.

O curso, ministrado por um especialista chileno, qualificou as profissionais para realizar a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). No período do curso foram implantados 168 dispositivos.

Agora, a inserção do DIU vira rotina na Rede Municipal de Saúde. Um médico ginecologista/obstetra e uma enfermeira serão responsáveis pelo serviço. Para ter acesso ao método, gratuitamente, a usuária deve procurar a enfermeira Flávia Moura, na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família Manoel Possídio, no bairro Areia Branca, a partir do dia 18 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 17 horas.

As usuárias registram nome e contato numa lista, e em ordem de inscrição, são chamadas para processo de triagem, realização de exames e, posteriormente, inserção do dispositivo.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, Petrolina tem mais 60 mil mulheres em idade fértil. “Com a disponibilização desse serviço, as nossas mulheres terão a oportunidade de optar por mais um método contraceptivo garantido pela Rede Municipal de Saúde”. Segundo a gestora, a inserção do DIU realizada gratuitamente representa um ganho para o município, na medida em que possibilita um controle efetivo da natalidade. O DIU é classificado como um dos métodos mais seguros na contracepção, com uma margem de falha de 0,1%.

O DIU é um dispositivo anticoncepcional inserido no útero e que age de maneira espermaticida, matando os espermatozoides, impedindo a subida dos mesmos pelas trompas e, consequentemente, a fecundação do óvulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *