No mundo real ou no imaginário existem uma infinidade de temas que podem ser usados pelos carnavalescos nos desfiles das escolas de samba. Podem ser extraídos temas da política, história mundial ou do Brasil, datas comemorativas, grandes personalidades, etc.
Mas, achando pouco a exposição das crianças e adolescentes diante da Tv, internet, etc, ainda pegam os personagens do imaginário infantil e os recriam em versões que chamam a atenção à sedução e à tentação; e com certeza, além das crianças que têm a autorização dos pais pra assistirem o desfile das escolas de samba, chama a atenção para outras se apegarem à “telinha” no momento de desfile das escolas.
Pode até parecer exagero, mas quanto mais pudermos proteger nossas crianças de temas que levem à sensualidade com precocidade, melhor será, pois o perigo ronda nossos lares e a facilidade com que nossas crianças têm acesso às informações é assustador.
Pra que tirar a pureza dos contos infantis? Pra que mostrar uma Chapeuzinho Vermelho piriguete? E uma Branca de Neve bruxa?
O carro abre alas ostentava a tentação. Nosso país tem uma rica cultura, que além de não ser fomentada, ainda é subutilizada, e somo usados como espectadores de uma festa de mau gosto.
*Jucinei Martins – Juazeiro/BA.