DIRETO DE PARIS

 LULA   e  a  HISTORIA DO PATINHO FEIO

*Lêdo Ivo

Escultor em entrevista na Rádio Tropical Sat
Escultor em entrevista na Rádio Tropical Sat

Era uma vez uma historia simples , unica e exemplar… mas pensando bem essa historia voces já conhecem , então eu vou falar da historia
de um filho de sapateiro Dinamaquês, Hans Christian Andersen, nascido em 1805 que, como Lula, teve grandes dificuldades pra estudar, mas graças a um talento original conseguiu se tornar uma referencia mundial…( o resto da historia esta na Internet )

Então para  contar esta historia única e exemplar no Brasil, equiparavel a historia de Gandhi na India e de Mandela na Africa do Sul eu vou me associar aos quatro mosqueteiros de Alexandre Dumas.

Mosqueteiros ? Claro  ! Como voces sabem Dartagnan e os tres Mosqueteiros só defendem as cauas do bem.

Na realidade meus quatro Mosqueteiros são quatro historiadores da europa e do EUA contemporaneos especialistas do Brasil e da America Latina. Mestres professores de Universidades, Jornalistas e Diplomatas sem nenhum vínculo com Lula eles se exprimem com toda imparcialidade em prol da verdade historica e relatam os fatos tais quais eles são.

Trata-se  de um ensaio universitario e tres livros de historia. Infelizmente como cada livro tem mais de 400 paginas eu vou me esmerar do melhor que eu posso para lhes poupar o tempo, transcrevendo de cada livro  apenas algumas citações marcantes  e a bibliografia para os dubitativos e estudiosos .

O BRASIL DE LULA – Perry Anderson ( meu Dartagnan ) editado na London Review of Books 31/03/2011. www.lrb.co.uk  Professor de Sociologia e Historia da UCLA -Universidade de California/ Los Angeles – EUA.

” Contrariamente a um velho ditado ingles – nem todas as vidas públicas viram fiascos. Mas é verdade que, em condiçoes democraticas, é raro de ser polpular no fim de mandato que no inicio- na verdade a situação é totalmente inédita- ainda mais é que esta popularidade reflete não uma acalmia ou moderação, mas uma radicalização do Governo. Atualmente ele é o único governo no mundo que pode afirmar ter conseguido. O ex-operario que , em janeiro, deixou a presidencia do Brasil, com 80% de cidadãos aprovando sua ação, Luiz Inacio Lula da Silva é o responsavel politico de seu tempo que teve melhor éxito ”

O NOVO BRASIL DE LULA – Daniel van Eeuwen, edições de l’Aube 2006, Professor de ciencia politica e diretor do dentro de pesquisas sobre a America Latina  IEP Aix-en-Provence França.

Em colaboração: Michel Agier, François d’Arey, Xavier Arnauld de Sartre, Maria Cristina Cacciamali, Martine Droulers, Michel Duquette, Andreia Galvão, Tania Gandon, artine Guibert, Richard Marin, Ricardo Andrés Markwald, Carlos Milani, Stephane Monclaire, Carlos Quenan, Alan Rouquié, Maria-Helene Sá Vilas Boas, Ricardo Seitenfus e Romain Tavarela.

” O novo Brasil do presidente Luiz Inacio “Lula” da Silva, eleito em 2002 e reeleito em ouro 2006, é este antigo “Pais do futuro” cuja diversidade- territorial, racial e religiosa- constitui a identidade. Ele parece entrar atualmente, até que enfim, de pé direito no seculo 21 como potencia econômica e ator global no cenario internacional. ”
“Ele é dorenavante, junto com a China, a primeira destinação no mundo para os investimentos, mesmo se ele é tambem um dos estados mais desiguais do planeta, com 50 milhões de pobres.”

O BRASIL NO SECULO 21- Nascimento de um novo grande- Fayard 2006. Alain Rouquié , diretor de pesquisa da Fundação Nacional das Ciencias Politicas.  Emabaixador da França no Brasil 2000-2003.

“Porque e como um operario, filho de campones miseravel do nordeste, conseguiu chegar ao topo do estado no Brasil, este pais campeão do mundo das desigualdades sociais, onde o trabalho manual ainda é marcado pelo estigmata de mais de tres seculos de escravidão ? ”
Lula eleto Presidente da Republica, isto não é um detalhe anedótico, nem um caso sem futuro, a eleição emblemática do primeiro presidente brasileiro do seculo 21 reflete e simbolisa a pródiga mutação que o Brasil concheceu nos últimos anais , e a qual a politica não escapou”
“É esta mutação profunda, que permite au Brasil atual de ter um papel de primeiro lugar no cenario internacional, que este livro quer esclarecer, explorando as relações entre poder e sociedade no ” Pais de LULA”.

LULA – Biografia.  Editions Flamarion 2005. Christian Dutilleux – Jornalista e autor de documentarios vive ha 20 anos no Rio de Janeiro, especialista do Brasil Contemporaneo.

“Lula é o primeiro homem do povo a entrar no Palacio em quinhentos anos de historia do Brasil. O primeiro operario.O premeiro sindicalista. Um pioneiro. Sua eleição não significa apenas uma  vitoria de uma ambição pessoal, mas tambem uma ruptura de um longa tradição politica colocando no Palacio os “Doutores” de origem burguesa”
“Lula subiu a rampa do planalto como ninguem antes dele. Banhado de uma aurea única. Simbolo das classes sociais e das lutas. Mensageiro de uma esperança diferente pelo seu conteudo e por sua intensidade. ”
“O mito de Lula surge no vazio simbólico da esquerda internacional. O historiador ingles Eric Hosbaw considera que sua eleição é um dos raros acontecimentos que trazem esperança no inicio do seculo 21 ”

ESTA É UMA PARTE DA HISTORIA QUE QUERO LHES CONTAR. A  outra é um fato simples mas caracteristico desta historia;

Ontem eu fui devolver um livro de historia do Brasil na Mediateca Municipal de Chambery – uma cidade com 150 mil habitantes,e o recepcionista francês, nom ton coloquial quase familiar , me perguntou…C’est encore Lula le president ? ( eu respondi)  nom…(ele) ah ! oui c’est vrai. c’est la dame…ehh…( eu completei) c’est Dilma Roussef la presidente… (ele)   ah !… oui c’est ça oui…merci.

* Lêdo Ivo – Escultor membro de La Maison des Artistes de Paris

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *