HOMENS SE VESTEM DE MINISSAIA E VESTIDO PARA JOGAR FUTEBOL NO CARNAVAL DE SOBRADINHO

blgoqsp.bloco 2O carnaval, momento histórico do ano, um evento que, praticamente, consagra todo ano novo na Bahia e no Brasil, faz parte da cultura nacional de tal modo que é impossível lhe passar ileso. A festa emaranha fronteiras étnicas e tornou-se um componente da identidade nacional. Neste contexto, o município de Sobradinho, região norte do estado, conta com uma programação que agrada todas as gerações. No domingo, as famílias sobradinhenses se divertem e se encantam com o futebol dos Casados e Solteiros.

O salto alto substitui a chuteira, até aí nada que caracterize um traje feminino, mas o vestido para o time dos casados e a minissaia para o time dos solteiros, e muitos acessórios trazem a alegria, há 29 anos, de todo domingo de carnaval na cidade. No campo e na arquibancada vale de tudo: minissaias, vestidos de oncinhas, meia arrastão, top, saias da vovó e até salto alto. Os mais de 40 atletas usam as roupas das esposas, das mães, das vizinhas e até das filhas e entram na brincadeira, “O que vale aqui é a diversão”, destaca Edson Rodrigues.

“É um momento histórico do ano. Sinto-me muito feliz por prestigiar o jogo dos casados e solteiros, um jogo tradicional, que, inclusive, já participei várias vezes. Como pegamos o município em uma situação muito difícil, economicamente, a prefeitura municipal não pode dá sua contribuição para abrilhantar ainda mais esta festa. Comemoramos com toda população de Sobradinho, com a certeza que no próximo ano, com a estruturação do município teremos um carnaval muito mais bonito e direcionado a todo sobradinhense”, disse o prefeito, Luiz Vicente Berti, que assistia atentamente ao jogo.

De acordo com um dos organizadores do evento, Pedro Antônio Pinheiro, o torneio começou com uma brincadeira de amigos, que no início saiam tímidos de suas casas e só compunham o figurino em campo. Hoje deixaram a timidez de lado e desfilam alegremente pelas avenidas da cidade. “Quando comecei jogava no time dos solteiros, agora já tenho até netos e meus filhos já me acompanham na brincadeira”, comemora Pedrão, como é chamado pelos amigos, o placar de 6 a 1 para o time dos casados.

E a alegria não para por aí, saindo do campo uma verdadeira multidão, acompanha o trio elétrico, ao som de bandas locais, no bloco As Virgens. E a animação desta segunda-feira (11) fica por conta do Bloco Paparazzi. Como Já disse Machado de Assis. “(…) interesses, mazelas, tristezas, tudo pega em si e vai viver em outra parte”. E em Sobradinho, o carnaval é um momento em que se podem totalizar gestos, atitudes e relações que são vividas e percebidas com o coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *