Com o tema Cenários e perspectivas da cebolicultura no Vale do São Francisco e Nordeste brasileiro o Projeto de Extensão Ciência em foco!, do Programa de Pós-graduação em Horticultura Irrigada (PPGHI) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), encerra o ciclo de lives de 2020 nesta quinta-feira (03/12). A transmissão será pelo canal do PPGHI no Youtube, às 19h.
Nesse último encontro do ano, o cultivo da cebola foi escolhido por ser uma das principais olerícolas cultivadas na região. Para discutir esse tema, o Ciência em foco! vai reunir um time de engenheiros agrônomos que atuam em diversos setores da cadeia produtiva da cebolicultura, como nas áreas de pesquisa, produção e extensão rural.
A mediação ficará por conta do professor do PPGHI Dr. Carlos Alberto Aragão. Participam dessa conversa o Dr. Carlos Antônio Fernandes Santos (EMBRAPA), o Dr. Acácio Figueirêdo Neto (UNIVASF), o Me. George Ricardo Libório Bandeira (CETEP-Juazeiro/BAHIATER), e o Dr. Luís Fernando de Souza Magno Campeche (IF-Sertão-PE).
Projeto de extensão – O Ciência em foco! surgiu no momento da suspensão das atividades presenciais na Uneb, em razão da Pandemia da COVID-19. De acordo com a coordenadora do Projeto e coordenadora Pró-tempore do PPGHI, a professora doutora Gertrudes Macário de Oliveira, o objetivo foi o de promover essa interação, fomentando o diálogo científico, produção e atualização de conhecimentos na área das Ciências Agrárias, com foco na área de concentração do Programa de Pós-graduação em Horticultura Irrigada (PPGHI).
Neste ano de 2020 o Ciência em foco! promoveu dois ciclos de lives. No primeiro momento as transmissões foram feitas pelo Instagram @ppghi_uneb, com a participação de egressos do PPGHI, com temas relacionados as trajetórias acadêmicas, com destaque sobre a relevância do Programa de Pós-Graduação (PPGHI) na formação, atuação e desenvolvimento profissional. No segundo ciclo de lives o Projeto passa para uma nova fase, em que contempla a participação de um número maior de palestrantes nas discussões.
De acordo com a professora Dra. Gertrudes Macário, o objetivo é o de enriquecer o debate apresentando outras visões sobre os temas. Nessa interface, o Ciência em foco! passa a ser transmitido pelo YouTube, “Desta forma, a criação deste canal tem o único objetivo de proporcionar a realização do evento com participação, nas palestras, de professores, pesquisadores e profissionais da área, enriquecendo, portanto, as discussões sobre temas atuais e inovadores relacionados às Ciências Agrárias”, acrescentou.
Crédito do texto: Ianne Lima – Jornalista – Ascom/DTCS/Uneb
Núcleo de Assessoria de Comunicação
Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) – Campus III
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)