Candidato de oposição denuncia que Prefeito de Lagoa Grande usa máquina pública para fazer campanha eleitoral

O prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Capellaro, que é candidato à reeleição pelo MDB, vai ser investigado na Justiça por abuso de poder, por usar a máquina pública para fins próprios. Já tramita na 137ª Zona Eleitoral de Lagoa Grande uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) sob o nº 0600137-29.2020.6.17.0137, que busca investigar o prefeito Vilmar Capellaro, a candidata à vice, Ana Catharina, e o chefe de gabinete da prefeitura, Valman Rivas, além da Coligação Avante Lagoa Grande.
A ação tem como objeto a apuração de conduta vedada realizada pelo candidato à reeleição, Vilmar Capellaro, violando o art. 73 , III da Lei 9.504/97, bem como o art. 83, III da Resolução TSE nº 23.610/2019, uma vez que se utiliza da máquina administrativa, para lograr êxito na campanha política e contribuir com o desequilíbrio de igualdade entre os candidatos majoritários, tendo em vista que possui servidor municipal, lotado na chefia de gabinete, trabalhando na sua campanha eleitoral, em assessoria da candidata a vice-prefeita, com remuneração paga pelo poder público, incorrendo em nítido abuso de poder político, comprometendo, sobremaneira, a lisura do pleito.
A conduta praticada pode gerar a cassação do registro de candidatura do prefeito, bem como do diploma, e caso eleito, sem prejuízo da aplicação da penalidade de multa.