Uma outra frente de atuação será no acompanhamento, por telefone, de idosos em situação de vulnerabilidade. Para essas vagas, o voluntário precisa ter nível superior em Psicologia. Segundo a psicóloga do programa Vovô Amigo, Ana Beatriz Parente, muitos idosos estão em casa desassistidos e precisam ser acompanhados devidamente. “Estamos ligando diariamente para os idosos do programa e fazendo um atendimento psicológico, procurando saber como estão, orientando sobre a pandemia e reforçando os cuidados físicos e mentais. Eles ficam felizes com o serviço, mesmo que por telefone, e como a demanda aumentou achamos necessário pedir auxílio dos voluntários para atender todo mundo”, explica a profissional.
Para se inscrever no Cidadão Solidário precisa ser maior de 18 anos, morar em Petrolina e se cadastrar na plataforma do Transforma Petrolina, através do link https://transforma.petrolina.
O Transforma Petrolina é um programa que incentiva a solidariedade e o voluntariado em projetos sociais e ambientais sem fins lucrativos. O programa faz a ponte entre Organizações não governamentais (ONGs) e voluntários através de uma plataforma online. As ações realizadas pelo Transforma beneficiam pessoas em vulnerabilidade social.
Texto: Fernanda Marins – assessora de Comunicação do Transforma Petrolina