Prefeito Julio Lossio participa de Ação do Programa Justiça e Cidadania na Agrovila Massangano

 

 

Nesta terça-feira (29), o Prefeito Julio Lossio participou da 8ª Ação do Programa Justiça Cidadania, na comunidade da Agrovila Massangano. Estavam presentes o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Bacelar, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia, a Secretaria de Educação do município, Célia Regina e, representando o poder legislativo, a vereadora Raimunda Sol Posto (DEM), além de guardas municipais da Secretaria de Segurança Cidadã.

Criado em 2009, através da parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) com a Vara da Infância e Juventude de Petrolina, o Programa Justiça e Cidadania leva orientação para as escolas, através de palestras e ciclos de atendimentos jurídicos e psicossociais. São abordados temas referentes à violência, e a conscientização e prevenção ao consumo de drogas e álcool entre crianças e adolescentes.

Diante de pais, alunos e professores presentes na Escola Municipal Irmã Luiza Gomes, o Prefeito Julio Lossio ressaltou a importância do envolvimento das famílias na rotina das escolas. “Através de uma parceria entre os três poderes, gestores e professores, queremos preparar e proteger as crianças e os jovens do município contra tudo aquilo que atrapalha o seu desenvolvimento, mas precisamos ter sempre o apoio da família. A participação dos pais é primordial nesse processo de amadurecimento para um bom desempenho no comportamento e na educação dos nossos jovens”, declarou.

Para o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Bacelar, o programa se desenvolve através de ações com estudantes, pais e representantes da escola, na conscientização dos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “O diferencial desse programa é fazer valer o princípio básico de que a escola é essencial para a formação dos nossos jovens, sua intenção é proporcionar para as crianças e adolescentes, a conscientização dos seus direitos fundamentais estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente”, salientou.

Sendo contemplada pela terceira vez pelo Programa Justiça e Cidadania, a gestora do Núcleo 42 (Escola Moisés Barreto e Escola Irmã Luiza Gomes), Janice Oliveira, enfatizou a importância do Programa na redução da violência na instituição. “Hoje, temos uma participação maior dos pais na rotina escolar. Os próprios alunos repreendem os outros quando fazem algo errado. Assim, temos conseguido reduzir o índice de brigas e confusões na sala de aula”, revelou. 

“Quero parabenizar o Prefeito Julio Lossio por essa ação, depois desse trabalho nas escolas, o uso de drogas e violência entre os jovens tem reduzido, até os índices de aprovação dos alunos melhorou”, afirmou o vigilante e pai de aluno, Mizael Nascimento.

Na sua oitava edição, o Programa Justiça e Cidadania já atendeu a mais de 9 mil famílias, com ações preventivas e a colaboração das comunidades.

 

Texto: Mônica Silvestre

Foto: Gilson Pereira

Ascom/PMP

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *