Com nove casos suspeitos do novo coronavírus, Petrolina suspende aulas para mais de 55 mil alunos

A partir desta quarta-feira (18), a rotina de milhares de estudantes da Rede Municipal de Petrolina passará por mudanças por conta do período de emergência na saúde pública decorrente do Novo Coronavírus (COVID-19). Através de Decreto Municipal  fica determinado que entre os dias 18 e 31 de março, estarão suspensas as aulas em escolas e creches municipais, com recomendação para igual suspensão na rede particular de ensino e na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE.

Outra iniciativa importante adotada pela Prefeitura de Petrolina será o fornecimento de kits de alimentação por aluno.  O kit é composto por alimentos que compõe o cardápio da alimentação escolar e o objetivo é garantir que aqueles estudantes mais necessitados tenham acesso nesse período de ausência de fornecimento de merenda, que para muitos é considerada a principal refeição do dia.

A distribuição será iniciada na próxima segunda-feira (23) nas unidades de ensino. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes suspendeu também, temporariamente, todas as formações continuadas e reuniões pedagógicas durante o período de vigência do decreto. Foram adiadas também todas as reuniões de pais e responsáveis previstas para os próximos dias.

Essas medidas preventivas de controle visam garantir o bem estar coletivo dos profissionais da Educação, bem como dos 55 mil alunos da rede Municipal de Ensino e suas famílias. O Decreto Municipal segue em vigo pelo prazo de 15 (quinze) dias, podendo ser prorrogado por igual período de conformidade com o estágio de evolução do COVID-19.

Lazer coletivo – Além das medidas adotadas na área da Educação, o documento determina o fechamento de vários equipamentos municipais coordenados pela SEDUCE. A partir também desta quarta-feira (18), ficarão fechados, temporariamente, o Parque Municipal Josepha Coelho, Academias da Cidade, Ginásio Municipal Osvaldo de Carvalho, Museu do Sertão, Biblioteca Municipal Cid Carvalho, CEU das Águas. Também ficam suspensas atividades culturais e esportivas, a exemplo das apresentações da Philarmônica 21 de Setembro e da Camerata 21 de Setembro.e aulas dos programas Movimenta Petrolina e PELC.

Orientações gerais – A Secretaria de Saúde de Petrolina reforça à população que mantenha calma, e  que a etiqueta respiratória, a medidas de higiene e prevenção continuam sendo as principais orientações para reduzir o risco geral de infecções respiratórias.

Adailma Gomes – Assessora de imprensa