Univasf apresenta a exposição “Signos do Olhar”, no restaurante popular de Petrolina

Exposição “Signos do Olhar” recebe apoio da SEDECTUR

A partir de amanhã (29) até o dia 11 de abril, os horários de almoço e jantar no Restaurante Popular disputarão seu espaço com olhares contemplativos voltados à arte na exposição “Signos do Olhar”, iniciativa da Assessoria de Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (ASCULT) que contará com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur) de Petrolina, Clube da Cultura e Sesc Petrolina.

Segundo o organizador das exposições, Afonso Henrique Menezes, o objetivo principal da exposição é fazer com que cada pessoa, ao olhar uma fotografia, possa enxergar uma narrativa, um gesto ou ao menos uma sensação que demonstre a beleza do mundo no mais simples cotidiano. Afonso acrescentou ainda que essas exposições fazem parte do projeto “Intervenções Urbanas”, que pretende contemplar diversas manifestações artísticas dentro da cidade, ou seja, tirar qualquer forma de expressão artística da universidade e levá-la para o centro e bairros periféricos de Petrolina. Por dia, mais de 1.200 pessoas passam pelo Restaurante Popular, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), e no Museu do Sertão, somente em 2010, foram mais de 12.755 visitantes, incluindo turistas de outros estados e países.

A palavra fotografia vem do grego e significa “desenhar com luz e contraste”. Para alguns, pode até ser somente isto. Para outros, pode haver mais um sentido: a arte de observar o mundo e registrá-lo além das retinas. Para alunos do curso de Psicologia da UNIVASF, como resultado da disciplina Semiótica, o intuito de sair com uma câmera na mão foi de registrar momentos que buscassem refletir o olhar de quem é fotografado, tentando fazer com que cada fotógrafo explorasse o mundo e tudo o que dele faz parte.

De acordo com Roberta Duarte, Diretora de Cultura, os museus estão recebendo um novo conceito no setor de cultura, sendo vistos, hoje, como um centro cultural. “A visão antiga de local para abrigo de coisas velhas é modificada para um espaço dinâmico que contempla atividades culturais, dentre elas, exposições de artes visuais, tais como estamos oferecendo neste momento em parceira com a Univasf, através da Assessoria de Cultura”, afirmou.


Outras informações

Restaurante Popular

End.: Rua Januário, 20, Centro, Petrolina.

Horário de funcionamento: Seg a Sex – 11h às 14h e 15h às 18h

Tel.: (87) 3861-2777

 

Texto: Jaquelyne Costa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *