Paulo Câmara rebate críticas de Bolsonaro: ‘Na educação não cabem improvisos’

Blogdojamildo – 

Nesta segunda, o presidente Bolsonaro criticou os governadores do Nordeste durante a inauguração da pedra fundamental do Colégio Militar de São Paulo. Ele afirmou que a educação na Região forma militantes e desinforma.

Nesta terça, um dia depois das críticas do presidente Bolsonaro à educação no Nordeste, o governador Paulo Câmara acompanhou, nesta terça-feira (04.02), a abertura do ano letivo 2020 na rede pública estadual de ensino, na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Aníbal Falcão, em Tejipió, zona oeste do Recife. O socialista deu uma resposta indireta ao presidente.

Ao todo, 580 mil estudantes matriculados nas 1.060 escolas da Rede Estadual de Pernambuco iniciaram as aulas hoje.

O Estado possui a maior rede de ensino integral do País e começa o ano letivo com o reforço de mais 27 escolas na modalidade, passando a contar com 440 unidades, sendo 394 escolas de referência e 46 escolas técnicas.

“Educação é trajetória. Já são 12 anos buscando melhorias dentro de um planejamento. É uma área em que não cabem improvisos. Por isso que o dia a dia é fundamental. Tenho certeza que vamos continuar nesse caminho positivo, sempre buscando uma educação pública de qualidade em Pernambuco”, afirmou o governador, reforçando metas para o ano vigente.

“Nossa principal meta para 2020 é continuar avançando. Os programas estão garantidos e as escolas técnicas e de tempo integral estão se expandindo. Vamos buscar melhorar cada vez mais a qualificação dos professores e motivar cada vez mais os alunos, sempre mostrando que é através dos estudos que eles vão conseguir alcançar seus sonhos”, disse.

A fala ainda foi feita na terra de Anderson Ferreira, do PL, único prefeito que aceitou implantar colégios militares no Estado, ainda no ano passado. Ferreira é amigo pessoal de Bolsonaro, do tempo que eram deputados federais juntos.

Durante a passagem pela escola, o governador Paulo Câmara inaugurou a nova quadra coberta da unidade. Com investimentos da ordem de R$ 385 mil, o equipamento atenderá aos 500 estudantes matriculados naquele local.

A ação faz parte do programa Quadra Viva, criado em 2015 com a finalidade de construir a cobertura de quadras poliesportivas nas escolas da rede pública.

Desde então, já foram beneficiadas cerca de 100 unidades de ensino. O programa visa estimular a prática esportiva, melhorar a estrutura da escola e oferecer mais conforto e comodidade para os estudantes.

“Estamos realizando esse ato simbólico de início do ano letivo aqui da EREM Aníbal Falcão, que é uma escola de tempo integral, em um ano que estamos com novas escolas dessa modalidade. Aproveitando esse momento, inauguramos a quadra coberta da unidade, que faz parte de um projeto lançado pelo governador Paulo Câmara há três anos.

É um equipamento muito importante para os jovens, porque além de servir para atividades esportivas é também um espaço de integração”, afirmou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio.