Ministro da (des)educação Weintraub desrespeita estudantes e diz que reclamações do Sisu são de quem ‘quer fazer terrorismo’

“A gente vê inclusive que, muitas reclamações que estão sendo feitas, quando você entra no perfil da pessoa você vai ver que é vinculada a um partido radical de esquerda, que a pessoa gosta de certos indivíduos que gostam de colocar terror nas pessoas”, afirmou. “Não se levem por gente que quer causar o mal de vocês ou quer causar terror”, completou.

A declaração foi feita em vídeo publicado em suas redes sociais, no qual negou que haja problemas no sistema. Ele não explicou as reclamações dos estudantes, que estão usando a hashtag #erronosisu nas redes sociais. Leia mais sobre as inscrições no Sisu, após terem ocorrido problemas nas notas do Enem:

Mais de 1,5 milhão de estudantes já se inscreveram no Sisu

Por Agência Brasil – Em balanço divulgado na manhã desta sexta-feira (24) pelo Ministério da Educação (MEC), 1.561.692 estudantes fizeram 2.990.812 inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos têm até o domingo (26) para concorrer às vagas do programa, e cada participante pode optar por até dois cursos.

O Sisu é a principal forma de acessar o ensino superior público com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vai distribuir no primeiro semestre do ano 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet.

O sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, e, caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

Inicialmente, a data final de inscrições seria nesta sexta-feira (24), mas, em decorrência das inconsistências na correção das provas do Enem, o Ministério da Educação decidiu prorrogar até domingo (26), para evitar prejuízos.

Os resultados das inscrições serão divulgados no dia 28 de janeiro.

A partir do resultado, a matrícula ou o registro acadêmico nas instituições participantes devem ser feitos até o dia 4 de fevereiro. O lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes será até 7 de fevereiro, e a manifestação de interesse para constar na lista de espera é até as 23h59 de 4 de fevereiro.