Reator de energia da Enel explode durante reportagem da TV Verdes Mares; vídeo

Três reatores de energia explodiram na subestação da Enel da Jabuti, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, na manhã desta terça-feira (31). Uma das explosões ocorreu durante a gravação de uma reportagem ao vivo da TV Verdes Mares. Assista no vídeo acima.

Os moradores da região, nas proximidades do km 18 da BR 116, estão sem energia. Até as 13h desta terça-feira, equipes do Corpo de Bombeiros e da Enel estavam no local para controlar as chamas. Ninguém se feriu.

O primeiro reator explodiu por volta das 9h30, emitindo um barulho forte e assustando moradores. Após esse incidente, a subestação teve as atividades suspensas. Conforme o tenente do Corpo de Bombeiros Napoleão Vasconcelos, a segunda explosão ocorreu por volta das 10h30, quando funcionários tentaram religar a subestação e houve outro curto-circuito.

A terceira explosão ocorreu ao meio-dia. De acordo com moradores das proximidades, explosões menores são comuns nesta subestação no período chuvoso.

Explosão e susto

Três reatores de subestação da Enel explodem na manhã desta terça-feira — Foto: TV Verdes Mares/ReproduçãoTrês reatores de subestação da Enel explodem na manhã desta terça-feira — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Três reatores de subestação da Enel explodem na manhã desta terça-feira — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Segundo Dárcio Camilo, fotógrafo e morador da região, o barulho e as chamas foram muito fortes. Ele conta que estava a mais de 2 km de distância, cortando o cabelo, e se assustou com a fumaça. Ele conversava com a equipe de reportagem da TV Verdes Mares quando ocorreu a explosão do terceiro reator.

“Desde ontem de manhã a energia vem oscilando. A gente ligava pra a Enel, não resolvia. Passou a noite inteira sem energia, só voltou de madrugada”, conta o morador. A região está sem energia novamente devido às explosões.

A Enel afirmou que as equipes já estão trabalhando para realizar os reparos necessários e o serviço está sendo normalizado gradativamente

De acordo com o Corpo de Bombeiros, não se sabe ainda o que causou as explosões e o incêndio. Uma das hipóteses é de que um raio tenha atingido o sistema elétrico da estação.