UM BOM GOVERNO ???

*Otoniel Gondim

blogqsppoonte1Não existem fórmulas miraculosas,, milagrosas, de se fazer um bom governo.Capitalismo, Comunismo, Socialismo, Reacionarismo, nazismo, Absolutismo, Despotismo, Ateísmo, Iconoclastismo, Agnostismo, Cristianismo, Maometismo, Budismo, Espiritismo, Positivismo, Iluminismo, Existencialismo, Cientificismo,

Dramaturgismo, Metafisismo, Iatroquimismo, Alquimismo e tudo o mais mais. Hum ,hum.

Saiba, estimadíssimo leitor, que…

Um bom governo é um governo simples, humano, decente, idôneo, limpo e alegre.

Um bom governo zela minuto a minuto pela sua cidade e o seu povo. Aquele povo carente , sofredor e pedagogicamente oprimido.

Um bom governo inicia-se com um Plano Diretor Plurianual feito e organizado ouvindo e aceitando opiniões de todas as partes da comunidade: Associações comunitárias, comerciais, empresariais, organizações sociais, educacionais, sindicatos, as comunidades e o povo em geral. E mantém as regras.

Um bom governo é aquele em que o mandatário eleito escolhe e cerca-se de pessoas competentes, eficientes, inteligentes, honestas, voltadas única e exclusivamente para o desenvolvimento empresarial, comercial, informal, infra-estrutural, cultural, esportivo, social e educacional da cidade.

Um bom governo governa sem maracutaias, subterfúgios, esconderijos, camuflamentos, falcatruas, enrolações e mentiras.

Um bom governo governa “ olhos nos olhos “ , anda a pé pelos bairros, ruas, becos da cidade , sem esconder-se ou blindar-se do seu povo em gabinetes, apartamentos, viagens supérfluas com o dinheiro do município.

Um bom governo não gasta horrores com mídias e propagandas de si próprio. Por vezes e tantas vezes, bastante duvidosas.

Um bom governo não precisa de meios inescrupulosos para vencer eleições, não precisa cooptar adversários políticos com favores financeiros e cargos públicos, não precisa sistematicamente abolir as oposições, calar as vozes antes ecoativas e reinar soberano no absolutismo.

Um bom governo governa enxergando a cidade como um todo. Procurando dar uma excelente infra-estrutura aos bairros pobres. Asfaltando, tapando os buracos , sinalizando,limpando, decentemente, suas avenidas e suas ruas. Recuperando suas praças, áreas de lazer, creches, postos de saúde e escolas.

Um bom governo incrementa a Cultura, a Arte, o Turismo, tendo uma Secretaria de Cultura para apoiar, incentivar, criar e executar produções artísticas da cidade.

Um bom governo governa preservando as sua criancinhas pobres. Na saúde, educação, esporte, creches que funcionem dignamente, alimentação e na recreatividade..

Um bom governo age valorosamente e calorosamente ante os anseios dos seus velhinhos, deficientes físicos e mentais, cegos, surdos, dependentes químicos e alcoólicos.

Um bom governo não governa demitindo inúmeros funcionários após as eleições, deixando milhares de pessoas sem o sustento vital.

Um bom governo não aluga, empresta ou vende qualquer patrimônio público. Por não ser seu e, sim, ser de direito legítimo patrimônio do povo.

 Um bom governo gasta bem e honestamente o que arrecada e recebe dos órgãos estaduais e federais. Ajusta direitinho e dignamente a sua contabilidade, não desonrando e envergonhando os seus habitantes com sucessivas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, por indícios de maus gastos, roubos, fraudes e corrupções.

 Um bom governo. Um bom governo governa. Um bom governo governa para o povo. Cuida bem das pessoas, dá pão e circo, dá afeto, dá carinho e muito amor.

E, assim o tiver ou tivesse, o povo de Juazeiro da Bahia, em qualquer parte do mundo, com orgulho no coração e o peito estufado, bradaria : EU SOU DE JUAZEIRO DA BAHIA, SIM SENHOR!!!

*** Leitor, leitor sincero, comente:

O PREFEITO ISAAC CARVALHO DE ALCÃNTARA É, FAZ, UM BOM GOVERNO???

* Otoniel Gondim – professor, escritor e compositor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *