Última semana para cadastro de novatos em matrículas para o ano de 2020 na rede municipal de Petrolina

Responsáveis pelos alunos novatos que desejam ingressar em uma unidade de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) em Petrolina devem realizar um cadastro no link disponibilizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. A rede está preparada para receber mais de 12.600 novatos.

Esse cadastro escolar é voltado para estudantes que estão fora da sala de aula ou que nunca estiveram matriculados na rede Municipal de Petrolina, em nenhuma modalidade de ensino. Através do programa “Busca Ativa”, a gestão vai iniciar o levantamento dos alunos novatos a fim de assegurar todas as vagas necessárias no ano letivo de 2020.

O cadastro vai acontecer entre os dias 9 e 20 de dezembro, através do link: www.educacao.petrolina.pe.gov.br. Este ano, a Prefeitura de Petrolina ampliou o número de novas salas de aula em unidades na sede e do interior do município. Até o momento, 19 novas salas já foram construídas em 9 unidades. Além da entrega de novos prédios escolares, a exemplo da Escola Municipal Ariano Suassuna e do CMEI Damásio dos Santos, em Porto de Palha.

Efetivação da Matrícula

Entre os dias 6 e 16 de janeiro de 2020, os pais ou responsáveis deverão comparecer com a documentação necessária até a escola indicada pela Secretaria para a efetivação da matrícula dos alunos novatos. Para quem perder o prazo do cadastro escolar, a partir de 17 de janeiro de 2020, será possível fazer diretamente nas unidades de ensino a matrícula, de acordo com as vagas remanescentes.  As Escolas Municipais em Tempo Integral e as Unidades de Educação Infantil farão suas matrículas seguindo a metodologia dos anos anteriores.

Polos de matrícula

Na área rural, todas as escolas da rede municipal estarão disponíveis para orientação e realização do cadastro. Na sede do município, estarão funcionando a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, no Centro de Convenções e as Escolas Municipais: Paulo Freire, bairro São Gonçalo; José Joaquim, bairro José e Maria; Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), bairro Cohab Massangano; Eliete Araújo, bairro Vila Moco e Nicolau Boscardin, bairro Henrique Leite.

Alunos veteranos

A Secretaria Municipal de Educação garante vaga em continuidade a todos os alunos da rede. A exemplo dos estudantes que estão migrando do Nova Semente para um CMEI por já ter alcançado a idade máxima de permanência no programa (3 anos e 11 meses). O mesmo acontece com os alunos dos CMEIs que vão em 2020 para uma escola da rede. A renovação para esse grupo deverá ser confirmar pelos pais ou responsáveis até o dia 3 de janeiro (presencialmente). Mais de 45 mil estudantes já estão com suas vagas garantidas. Segundo dados do INEP, em 2016, a rede Municipal tinha uma média 47 mil alunos. Em 2019, esse número saltou para mais de 53.400. Os números só provam o que os petrolinenses já sabem: a Educação do município está, cada vez mais, fortalecida e com qualidade.

Adailma Gomes – Ascom/Secretaria de Educação, Cultura e Esportes