Pássaros são apreendidos pelo Ibama em Juazeiro após denuncia anônima

Nesta quinta-feira (24) o Ibama com apoio da policia federal apreendeu dezenas de pássaros da fauna silvestre, além de 50 gaiolas, cinco viveiros e grande quantidade de ração. Isso após uma denúncia no escritório regional em Juazeiro. Segundo o encarregado de fiscalização do Ibama, Milton Gomes Filho, os pássaros estavam em um pequeno cômodo da rua Arnaldo Vieira, no bairro Jardim Flórida, sem condições adequadas à criação. Foi emitida uma notificação ao proprietário dos pássaros, Nivaldo Silva Pinheiro, que não se encontrava no local e passa a ser suspeito de crime ambiental. Ainda segundo Milton Filho, se for comprovado o crime o acusado pagará multa de R$ 500 por pássaro e, se for ave em extinção a multa sobe para R$ 5 mil, entre os pássaros estavam às espécies: pássaros preto, cabeça vermelha, cancão, estevão, azulão, papa capim, coleira, bigode, sofreu, maria fita e sabiá. O fiscal do Ibama informou que o processo será encaminhado ao Ministério Público, onde o acusado poderá responder por crime ambiental.

O acusado Nivaldo Silva Pinheiro tem o prazo de 24 horas para comparecer ao Ibama com a autorização para a criação dos pássaros, caso contrário o órgão fará contato com o departamento de fauna e caatinga da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)  para que seja feita uma avaliação nos pássaros e saber se os mesmos estão em condições de serem soltos no habitat natural.

O acusado Nivaldo Silva Pinheiro tem o prazo de 24 horas para comparecer ao Ibama com a autorização para a criação dos pássaros, caso contrário o órgão fará contato com o departamento de fauna e caatinga da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para que seja feita uma avaliação nos pássaros e saber se os mesmos estão em condições de serem soltos no habitat natural.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *