Com o objetivo de avaliar os últimos quatro anos de gestão e traçar novas metas para o ano de 2013, a secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro está realizando um encontro com as equipes gestoras da Rede Municipal de Ensino.
Nesta segunda-feira (21) foi a vez dos diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos do interior darem sua contribuição. Amanhã, também no auditório da SEDUC, o mesmo evento será realizado com os representantes da sede do município.
No primeiro dia muita animação, espírito de colaboração e desejos de que o ano de 2013 seja ainda melhor – para os profissionais e mais de 30 mil alunos atendidos no sistema público municipal –, marcaram o momento. “Desde 2009 nós fazemos esse encontro antes do início do ano letivo, mas este ano em especial estamos muito motivados. A nossa intenção é dar continuidade ao que deu certo e mudou a cara da educação de Juazeiro e melhorar o que ainda precisa de ajustes”, explicou a Diretora de Gestão Escolar, Cristine Hermenegildo.
Na avaliação, alguns pontos de destaque foram ressaltados pela maioria. Entre eles: valorização do professor; suporte pedagógico; transporte escolar e de professores; merenda; participação ativa dos conselhos escolares; formações; autonomia financeira da escola; fortalecimento do vínculo com os pais e diálogo aberto com a SEDUC. “Na minha escola, por exemplo, nunca faltou nenhum tipo de suporte da secretaria. Tudo que pedimos sempre foi atendido a contento, principalmente no que se refere a material didático, merenda, transporte e apoio direto. Agora só falta a Manoel Nunes de Amorim ser contemplada com a climatização, que com fé em Deus acontecerá esse ano”, ressaltou a gestora da unidade escolar do Junco / Salitre, Eurides Lima Queiroz.
Na escola 25 de Julho, localizada no Mundacaru II, a realidade também é a mesma. Por lá já foi feita a reforma e ampliação da unidade e os educadores cuidam bem do que conquistaram. “Temos muito a comemorar e para este ano esperamos que a aprendizagem dos nossos alunos seja ainda melhor”, apontou a gestora Elis Regina Alves. Na opinião da coordenadora pedagógica Kelly Cristine Souza, com todo o suporte que a secretaria oferece os educadores se sentem mais seguros e motivados a superar desafios. De acordo com ela, os profissionais antigamente ficavam muitos soltos, mas de 2009 para cá começaram a seguir a sistemática proposta pela SEDUC e “essa novidade gerou resultados positivos e reais”.
Durante o encontro ainda foram retomadas as atribuições dos gestores e vices e enumerados os 10 assuntos que não podem faltar na agenda da equipe gestora: organização do calendário escolar; revisão do PPP; análise de resultados dos alunos; elaboração de projetos institucionais; formação dos professores em serviço; diálogo constante com a secretaria; preparação do conselho de classe; aquisição, uso e conservação de materiais; articulação com as famílias e mobilização dos segmentos escolares. “Em 2013 continuaremos investindo na aprendizagem dos alunos, no acolhimento, valorização e fortalecimentos dos vínculos com os profissionais e prepararemos a segunda eleição de gestor. Então, as expectativas são, sem dúvida, muito positivas para esse ano”, justificou a Cristine Hermenegildo.
Também participaram do encontro a diretoria de Ensino Fundamental, EJA e Educação Especial, gerida pela professora Sônia Passos, e a diretora de Educação Infantil, que tem à frente Miranery Amorim. Nesta terça-feira (22), das 7h30 às 13h a mesma equipe da SEDUC se reunirá com gestores, vices e coordenadores pedagógicos da sede, no auditório da secretaria.