Os mais de 120 empreendimentos apoiados pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Território de Irecê ganharam um reforço para o escoamento da sua produção. Foi inaugurado nesta terça-feira (1º) o Espaço Solidário, loja responsável pela comercialização desses produtos. O Cesol funciona na Rua Coronel Terêncio Dourado, n°04, Centro.
Beneficiando diretamente cerca de 12.800 pessoas, o Centro Público de Economia Solidária, coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), oferece ações de assessoria técnica, microcrédito assistido, apoio à comercialização, qualificação e distribuição de insumos e equipamentos para associações, cooperativas e grupos produtivos da região.
“O Cesol Irecê é um dos 13 Centros que receberam, em 2019, um aporte de R$ 19 milhões do Governo do Estado, o que demonstra a importância dessa política. Esse apoio qualifica os empreendimentos e reforça a capilaridade dessa atividade econômica”, destaca o titular da Setre, Davidson Magalhães, presente na inauguração.
Também em Irecê, acontece o III Encontro dos Centros Públicos de Economia Solidária. O evento reúne representantes dos 13 Centros Públicos e técnicos da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismos (Sesol) da Setre, que vão discutir, até quarta-feira (2), entre outros temas, o II Festival de Economia Solidária; experiências e ações dos Cesol e Redes de Comercialização.
“A integração é importante para o alinhamento da metodologia, troca de experiência e viabilização da comercialização em escala cada vez maior. Além disso, demonstra a consistência e representatividade da política econômica da economia solidária na Bahia”, destacou o superintendente Milton Barbosa (Sesol).
Ascom/Setre
