2ª Semana da Agroecologia prossegue debatendo uso de agrotóxicos e qualificação de alimentos orgânicos

A Presidente da Associação dos produtores do Vale do São Francisco Maria Eusira e o Coordenador da rede Territorial da Agrologia do Vale Elson Olveira participaram do Programa Bastidores da Cidade e falaram sobre a 2ª Semana da Agroecologia  que vai discutir a produção orgânica e a segurança alimentar.

O evento acontece em Petrolina e segue até o dia 5 de outubro. O evento vai discutir a produção orgânica e a segurança alimentar e nutricional de produtores e consumidores. A programação vai contar com oficinas, mesa redonda, lançamento de livro e debates.

O evento é gratuito e toda a comunidade interessada pode participar. A programação inicia nesta terça (01), às 07h30, na horta comunitária do bairro João de Deus com um ‘Intercâmbio de saberes’ mediado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa Sertão Agroecológico da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Na ocasião, Maria falou da sua preocupação com relação ao uso de agrotóxico. “O Vale do São Francisco é a região que tem o maior índice de pessoas com câncer e isso é preocupante demais, além disse, o desaparecimento das abelhas na região tem preocupado bastante. Estamos sendo quase um lixão de agrotóxico no Vale, essa discussão começou desde a comercialização dos frangos”.

Por sua vez, Elson destacou que a importância do evento. “Ter uma semana para  se discutir a agroecologia e a segurança alimentar é muito importante. Neste encontro teremos a participação de vários profissionais da área e uma mesa redonda que vai falar sobre o tema do evento.

O público também poderá participar de oficinas sobre reaproveitamento de produtos orgânicos, uso da palma para alimentação humana, dentre outras.

Confira a programação completa.

Da redação-BlogQSP