Neste domingo, a II Corrida e Caminhada Azzo Saúde Correndo por uma causa e a inclusão dos portadores da síndrome de Down acontecerá em petrolina

A Diretora Executiva da Azzo Saúde Camila Pinheiro Sousa e a Psicóloga Valeria de Souza participaram do Programa Bastidores da Cidade e falaram sobre a e II Corrida e Caminhada Azzo Saúde Correndo por uma causa – Conscientização sobre a Síndrome de Down.

Camila explicou que a 2ª Corrida Azzo Saúde surgiu para contribuir para uma sociedade mais inclusiva e aberta à diversidade. “O evento será realizado no dia 20 de outubro (domingo) a partir das 7h com largada na Rua Projetada, Colônia Imperial (lateral do Sesi – Petrolina, próximo ao Senac). As inscrições já estão abertas e podem ser feita presencialmente na Azzo Saúde – Clínica de Especialidades, situada na Avenida Darcy Ribeiro, 706, Petrolina- PE, de segunda a sexta, no horário das 08h às 20h sem intervalo para almoço e aos sábados das 08h às 13h. Outra opção é por depósito identificado no Banco do Brasil, agência 0963-6, conta corrente 82034-2, transferência bancária ou no site www.cronoschip.com.br”.

Por sua vez, a psicóloga Valéria disse que o objetivo, além da prática esportiva, é conscientizar a população sobre a síndrome que atinge mais de 350 mil pessoas no Brasil. “As pessoas com síndrome de Down têm 47 cromossomos no núcleo das células em vez de 46, como é comum. É chamada de trissomia 21 e causada por um cromossomo extra no par 21. Não é uma doença, mas uma condição genética. Tanto sinais clínicos, como os desenvolvimentos motor e mental tendem a apresentar variações”.

“Assim, como cada pessoa é diferente das demais, as pessoas com Síndrome de Down também se desenvolvem diferentemente uma das outras. Algumas situam-se no nível severo de déficit cognitivo, outras encontram-se próximo da deficiência mental leve. Apesar da variação, todas as pessoas com a síndrome de Down têm uma maior probabilidade de apresentarem problemas de saúde, e precisam ser acompanhadas visando diagnóstico precoce e condutas adequadas”, acrescentou.

Pinhero frisou ainda que os participantes com síndrome de down, câncer, idosos, estudantes, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda, professores e servidores de Pernambuco e doadores de sangue, terão 50% de desconto no valor da inscrição da corrida ou caminhada apresentando a documentação estipulada no regulamento.

Além da corrida e caminhada, os atletas inscritos em qualquer modalidade também poderão receber orientações médicas, nutricionais, fisioterapeutas, psicológicas, aferição da pressão, testes glicêmicos, entre outras atividades.

Haverá corrida de cinco quilômetros, competitiva para atletas corredores, e a caminhada da família, com distância de três quilômetros, na qual podem participar crianças, idosos, jovens e todos que queiram contribuir com a causa. Para participar é necessário fazer a inscrição e efetuar o pagamento da taxa de R$ 80 em uma das modalidades.

 

Da Redação-BlogQSP