Comunidade de Rajada recebe palestra sobre Diabetes

 

 

O distrito de Rajada recebeu na última semana um dia de atividades promovido pela Equipe de Saúde da Família (ESF), com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). No evento, os participantes abordaram o tema “Conhecendo o Diabetes”, com o intuito de esclarecer para a população o que é a doença, como prevenir, quais os sintomas e tratamentos.

 

O evento, ministrado por médico, enfermeiro, farmacêutico e cirurgião-dentista, reuniu cerca de 120 pessoas. Ainda entre os temas abordados, estavam a importância e necessidade do uso da insulina, o que pode acontecer quando o medicamento não é utilizado devidamente, como identificar quando os níveis de açúcar estão elevados, importância de uma boa alimentação, de não abandonar o tratamento, de seguir corretamente as orientações do médico e da prática diária de atividades físicas.

 

“Como o objetivo era passar o maior número possível de informações sobre a doença, também foram mostradas a maneira adequada de armazenar e conservar os medicamentos, como deve ser o manejo com as substâncias, locais de aplicação e até mesmo como é importante fazer de forma correta a higiene bucal no diabético”, explicou o farmacêutico do NASF, Marcelo Silva. Ainda participaram das palestras, Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, recepcionistas e Técnicos de Enfermagem.

 

Sobre a doença – A Diabetes é caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar e pela incapacidade do organismo em transformar a glicose proveniente dos alimentos ingeridos. Quando o número de glicose no sangue está elevado, dá-se o nome de hiperglicemia. Ao todo, existem três tipos de diabetes, a tipo 1, mais rara, a tipo 2, identificada com mais frequência e a diabetes gestacional, que pode aparecer durante o período gestacional. Entre os sintomas, estão fadiga, fome constante, visão turva, sede intensa e vontade de urinar varias vezes durante o dia.

  

Texto: Taisa Alencar

Fotos: Arquivo SMS

Ascom/PMP

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *