Desde 2006 que o PSB comanda o governo de Pernambuco, com quatro vitórias consecutivas, sendo duas com Eduardo Campos e duas com Paulo Câmara. Na capital pernambucana, o PSB tem duas vitórias consecutivas com Geraldo Julio e quer manter a hegemonia para continuar forte visando 2022.
A oposição que foi novamente derrotada em 2018 pelo PSB possui atualmente três cidades importantes sob seu comando, Petrolina, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes, cujos prefeitos serão candidatos à reeleição em 2020.
Em 2018, Paulo Câmara venceu em Petrolina de Miguel Coelho e Jaboatão dos Guararapes de Anderson Ferreira, sendo derrotado por Armando Monteiro em Caruaru, que é comandada por Raquel Lyra. O resultado aumenta a responsabilidade dos prefeitos que precisarão conquistar a reeleição no ano que vem.
Para 2020, além de manter o comando de Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina, a oposição precisará conquistar a capital pernambucana, pois nestas quatro cidades estão mais de dois milhões de eleitores, correspondente a 31% do eleitorado pernambucano.
Ter o comando delas em 2020 será imprescindível para a oposição tentar retomar o governo de Pernambuco em 2022. Para o PSB, qualquer vitória além do Recife em uma dessas três cidades terá efeito devastador para a oposição.
Candidatura – O deputado federal Raul Henry por onde passa em Brasília não descarta a sua candidatura a prefeito do Recife em 2020. Há quem aposte que ele será candidato a prefeito porque não foi bem tratado no atual governo pelo PSB e principalmente por uma questão de sobrevivência eleitoral, no sentido de viabilizar uma candidatura majoritária.
Coluna do Edmar Lyra