UNIVASF E PREFEITURA DE PETROLINA CELEBRAM ASSINATURA DE PROJETO DE LEI PARA DOAÇÃO DO HUT À UNIVERSIDADE

blogqsp.univasfA assinatura de Projeto de Lei foi celebrada nesta segunda-feira (14) em solenidade na sede da Prefeitura de Petrolina (PE). O ato oficializou o interesse do executivo municipal e da Univasf em federalizar o Hospital de Urgências e Traumas (HUT), a partir da efetiva transferência de posse daquela unidade hospitalar para a universidade e respectivo funcionamento como hospital de ensino.

A cerimônia realizada no Gabinete do Prefeito Julio Lóssio contou com a presença de várias autoridades políticas e acadêmicas, entre as quais a secretária municipal de Saúde, Lúcia Giesta, vereadores Antonio de Souza Batista e Ronaldo Silva, o ex-deputado Osvaldo Coelho e docentes do curso de Medicina da Univasf.

O Projeto de Lei será encaminhado para votação na Câmara de Vereadores e se aprovado pelo legislativo municipal, a implementação dos serviços médico-hospitalares oferecidos pelo HUT, a partir de 2014 deverá ficar sob a responsabilidade da Univasf, por meio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a universidade.

“Este é um pleito antigo da nossa universidade, receber a estrutura do Hospital de Urgências e Traumas para torná-lo de fato um hospital de ensino”, lembrou o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino. Julianeli também destacou a importância do HUT para a população e para a formação de profissionais médicos no país. “Eu espero que ao tornar-se um hospital de ensino, logo após uma possível apreciação e aprovação desse Projeto de Lei que está sendo enviado hoje à Câmara, a qualidade vai ser sinônimo de Hospital de Urgências e Traumas, é isso que eu espero e compartilho aqui a alegria de estar vivenciando este momento, um esforço conjunto da Univasf, da nossa equipe, do prefeito Julio Lóssio, vice-prefeito Guilherme Coelho que estão dando este exemplo e que eu espero que seja muito bem visto pela Câmara e pela Comunidade do Vale do São Francisco”, disse.

Em seu discurso, o prefeito Julio Lóssio ressaltou os benefícios com a transferência do HUT para a Univasf e citou a injeção de recursos federais, e conforme afirmou poderão duplicar o orçamento do hospital. “Esta doação representará um incremento em termos orçamentários da ordem R$ 24 milhões por ano”, enfatizou.

De acordo com a administração superior da Univasf, a parte administrativa e financeira do HUT poderá ser gerida por uma fundação de apoio ou pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), criada pelo governo em 2011, controlada pela União e ligada ao Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de administrar os recursos humanos e financeiros dos hospitais de ensino vinculados às universidades federais. Conforme o reitor Julianeli, a tendência que tem sido observada neste recente período é a adesão das universidades à EBSERH. No caso da Univasf, Julianeli frisa que se aprovada pela Câmara Municipal, a doação do HUT à Univasf, o modelo de gestão deverá passar por fóruns de debates internos, junto ao Conselho Universitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *