Lua ficará mais perto da Terra hoje levantando Teorias apocalípticas

 

Neste sábado a lua fará sua maior aproximação da Terra. A última vez que aconteceu este fenômeno chamado Super-Lua foi há 18 anos . Ela acontece quando a Lua atinge seu ponto mais próximo absoluto para a Terra. 

Além do tamanho, ela será 30% mais brilhante do que as luas que aparecem no apogeu, o ponto mais distante de sua órbita. De acordo com cientistas da Nasa, a lua fica cerca de 50 mil km mais próxima da Terra, mas ainda a uma distância de cerca de 356.577 km. A última vez que houve uma combinação de fatores do tipo foi em 1993. 


Mas a observação a olho nu pode dar a impressão errada de que o fenômeno não ocorreu. “Rigorosamente, a olho nu, não dá para perceber esta diferença”, avisa Bretones.


Um macete revelado por Geoff Chester, do Observatório Naval dos Estados Unidos, e publicado no site da Nasa, é olhar para a Lua quando ela estiver próxima à linha do horizonte, isso porque vai ficar mais fácil perceber alguma diferença se o observador compará-la com árvores ou prédios próximos. 


Contudo, são várias as notícias apocalípticas que têm vindo a circular nas últimas semanas na internet sobre a possibilidade de ocorrerem graves catástrofes naturais uma semana antes e uma semana depois do dia 19 de março. LEIA MAIS SOBRE ESSES POSSÍVEIS DESASTRES NATURAIS AQUI.


A Lua estará em seu perigeu máximo – 356.577 km de distância. A proximidade é beneficiada por outra coincidência: para a maior parte do ocidente, ela surge no horizonte menos de uma hora após o perigeu. Esse fenômeno aconteceu pela última vez em março de 1993. (Com Informações do Estadão/Imagem: NASA)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *