Lossio cobra ramal da Transnordestina para Petrolina

 

 

Ao lado do Governador Eduardo Campos (PSB) durante o Seminário Todos por Pernambuco o prefeito Julio Lossio (PMDB) cobrou do governo do Estado investimentos no fortalecimento da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE), que é composta pelas cidades pernambucanas Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó e as cidades baianas Casa Nova, Sobradinho, Juazeiro e Curaçá. Juntos, esses municipios possuem um Produto Interno Bruto no valor de R$5,17 bilhões.

 

Quando da montagem do projeto, Petrolina era parte importante da ferrovia transnordestina, pois reconhecia-se que a região necessitava desse ramal, para encaminhar nossas exportações de frutas via porto de Suape. Feito o projeto, os trabalhos foram iniciados por aqui, quando foram investidos milhões de reais com a implantação de canteiro de obras da empresa responsável pelas obras, que chegou fazer toda terraplanagem até Lagoa Grande.

Hoje, conforme voces podem ver pelas fotos, transformou-se em estrada carroçal, que leva a lugar nenhum. Houve até um parlamentar que comprou um posto de Combustível que estava no traçado da ferrovia, que segundo diziam as más línguas da época, estava apostando numa gorda indenização.

 

Não deveria ser apenas o prefeito Lossio, a reinvidicar a volta do traçado da Transnordestina a partir de Petrolina. Durante os governos de Lula, os nossos representantes em Brasília, salvo honrosas exceções, calaram diante da situação. O deputado Gonzaga Patriota, um dos grandes incentivadores da obra, também pouco se manifestou, pra não falar também na posição de “lavar as mãos” de  Fernando Filho, do ex-deputado Clementino, mas e principalmente, do então secretário de desenvolvimento de Pernambuco, prefeito de Petrolina três vezes e atual ministro da Integração, Fernando Bezerra.

 

Pessoal, vamos acordar, ainda dá tempo !!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *