A Secretaria de Saúde de Juazeiro promove neste sábado (19), em seu terceiro ano de realização, o Carnaval contra a Dengue, no distrito de Carnaíba, a partir das 8h. Mais de 100 pessoas estarão envolvidas no bloco Papa Mosquitos, que ao som de marchinhas e jingles alusivos ao combate da doença, percorrerá as ruas da localidade recolhendo sucatas, garrafas e todos os materiais que possam ser possíveis focos do mosquito e distribuindo informativos educativos com dicas para o combate e prevenção da doença. Estarão participando do evento os agentes de endemias que visitarão domicílios e a equipe do Necom dando orientações aos moradores. O bloco contará também com a participação da Equipe de Saúde da Família e de parceiros como alunos da Univasf das linhas PET Saúde Vigilância e da Escola Municipal Graciosa Ramos, além da equipe da Moscamed, que estará distribuindo panfletos sobre o projeto Aedes Transgênico, que visa reduzir o Aedes aegypti no Vale do São Francisco.
O evento terá o apoio da equipe da Secretaria de Serviços Públicos, que dará suporte durante a limpeza no distrito. Segundo a apoiadora da atenção básica, Tatiane Maltas, a ação faz parte de mais uma estratégia de prevenção realizada pela prefeitura. “De maneira educativa e divertida alertamos sobre o mal que a dengue provoca e como a doença pode ser evitada. Vale ressaltar que a comunidade precisa ficar atenta para os cuidados, pois o índice de infestação na localidade subiu do ano passado para cá. O trabalho educativo é importante, por esse motivo a realização em Carnaíba já faz parte do nosso calendário de eventos”, argumentou.
De acordo com o Núcleo de Endemias, na última pesquisa realizada em 2010, o índice de infestação da dengue em Carnaíba era de 0,4%, subindo para 1% na pesquisa feita no inicio deste ano (2011). Em Juazeiro, a situação ainda é considerada tranqüila e longe de uma epidemia. Até esta terça (15), apenas 22 casos foram notificados, sendo 6 confirmados (5 de dengue clássica e 1 com complicações).
Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU