CONHECIMENTO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS MARCARAM A JORNADA PEDAGÓGICA 2019 EM SOBRADINHO

Durante três dias, os profissionais de educação da rede municipal de Sobradinho respiraram conhecimento e troca de experiências, na Jornada Pedagógica 2019.

Na segunda feira (04), o evento foi aberto com festa pelo Prefeito Luiz Vicente que agradeceu o empenho dos profissionais da educação, firmando compromisso de pagar o 14º salário para a escola com maior índice do IDEB em 2019.

“Desejo que todos aproveitem os conhecimentos adquiridos nesta jornada e deem o melhor de si em sala de aula, na portaria, na merenda escolar, nos corredores das escolas, na direção, para que juntos possamos fazer uma educação transformadora e inclusiva. Como fizemos em anos anteriores, estou firmando compromisso de pagarmos o 14º salário para a escola que tiver o maior índice do IDEB em 2019. Nossa gestão está fazendo essa promoção para incentivar e motivar os educadores e todos os profissionais envolvidos no processo ensino aprendizagem”, disse Luiz Vicente, durante sua participação no evento.

Os alunos da rede municipal de ensino e o grupo da Terceira Idade apresentaram números culturais para um público de estudantes, professores e demais profissionais da educação.

Também foram apresentados a identidade, os índices educacionais e houve premiação das escolas municipais pelos programas e projetos exitosos em 2018.
A Professora Daniele Defaveri abordou o tema “A missão de Ser Professor”, levando os educadores a uma reflexão sobre o papel transformador dos profissionais da educação.

Com o tema “Competências Sócio-emocionais na Educação: Integração entre o Sentir e o Aprender”, a jornada foi reaberta na terça-feira (5), com palestras ministradas por profissionais reconhecidos internacionalmente, como o professor Eduardo Shinyashiki, que falou sobre as temáticas sócio-emocionais, e a professora Leninha Vila Nova Cavalcanti que fez uma abordagem sobre identidade e a construção do curriculum de acordo com a BNCC.

Nesta quarta-feira (7), último dia do evento, as atividades foram encerradas com a realização de oficinas no Centro Educacional de Sobradinho – CES, dando continuidade a construção da proposta curricular da educação infantil, do fundamental I e II.

A equipe pedagógica da Secretaria de educação monitorou oficinas, que contaram com as palestrantes Michele Cunha Souza, Sandra Regina de Santana Rocha e Leninha Vila Nova Cavalcanti.

A Secretária de Educação Ducilene Kestering ressaltou a importância das oficinas para a construção da proposta curricular e fez um balanço dos três dias de Jornada Pedagógica 2019.

“Neste último dia de jornada, nossa equipe de profissionais pode construir a proposta curricular de cada faixa etária, foi um momento muito importante e de grande experiência, somando ao que aprendemos desde o início da jornada. Nesses 30 anos de Sobradinho, avalio que esta foi a nossa melhor Jornada Pedagógica, já realizada em nosso município. Escolhemos uma temática voltada paras as reflexões que estão ocorrendo no Brasil, movidas pela Base Nacional Curricular – BNCC, tivemos uma intensa participação dos professores e profissionais da educação que interagiram durante os três dias de evento, palestrantes reconhecidos internacionalmente. Agradeço ao Prefeito Luiz Vicente Berti que mais uma vez foi sensível e nos ajudou a garantir uma jornada que ficou na história de Sobradinho. E já vamos começar a planejar a jornada de 2020″, declarou Ducilene.Ascom PMS