Desde o início do mês, estão sendo realizadas diversas ações sócio-educativas em alusão à saúde mental. No CAPS Infantil (CAPSi) , atividades como o ‘Boneco da Emoção’ onde as crianças devem pintar o boneco de acordo com as emoções que sentem em determinadas situações, além da construção de histórias em quadrinhos, mandalas e rodas de conversa com os pais, que visam sensibilizar sobre o cuidado com as emoções.
Na próxima segunda-feira (28) serão feitas dinâmicas em parceria com alunos do SENAC e palestras com profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).
“Essas atividades dos CAPSs são uma forma de abordar a saúde mental de forma lúdica e leve, pois, hoje em dia, a maior causa dos problemas emocionais está relacionada à rotina e a falta de relação entre as pessoas. Por isso, o Janeiro Branco é um momento de dar uma maior atenção às formas e controle das emoções, como ansiedade, medo e tristeza, não somente aos usuários, mas também com os familiares e a população”, ressalta a coordenadora de Saúde Mental, Walquiria Brito.
Jhulyenne Souza – Estagiária/AsCom