Trabalho de Saúde Bucal é desenvolvido nas crianças do Nova Semente

 


As crianças da Unidade do Nova Semente Isabel Mariano, localizada no bairro Alto da Boa Vista, receberam na última quinta-feira (3) a visita da cirurgiã dentista Lúcia Pires, que está realizando o trabalho de saúde bucal nos menores.  Durante a visita também estavam presentes a coordenadora de saúde bucal do município, Fabyanna Diniz e a técnica de enfermagem Helena Souza, que faz o acompanhamento dos pequenos. O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com as crianças dos Centros Educacionais, consiste na distribuição de escovas dentais e na escovação supervisionada com flúor, para a faixa etária de 4 a 6 anos. Nas demais crianças é feita apenas a escovação e para os que ainda não estão com a dentição completa a orientação é de usar uma gaze ou uma fralda úmida, passando nos dentes e/ou em toda a gengiva, após cada alimentação. Além da parte prática, foi feita uma palestra com todas as crianças. “Passamos informações educativas e preventivas, como a forma correta de escovar os dentes, a necessidade dessa limpeza após cada refeição. Ensinamos também a maneira adequada de acondicionar as escovas para evitar o risco de contaminação”, explica Lúcia Pires. Os esclarecimentos também são passados para as educadoras para que elas possam repassar as orientações para as mães.


O trabalho já foi realizado em 11 Centros Educacionais e será desenvolvido a cada seis meses nas unidades. “O nosso objetivo é conscientizar as crianças sobre a necessidade da higiene oral, mostrando os cuidados básicos para evitar doenças como as cáries dentárias, além de ser a melhor maneira para manter a saúde dos dentes e da boca”, ressaltou a coordenadora de saúde bucal, Fabyanna Diniz.


Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem implantando diversos serviços nas unidades do Nova Semente. Além da parte de saúde bucal, a SMS disponibiliza uma técnica de enfermagem que presta assistências aos pequenos. A cada 15 dias as crianças são avaliadas e é feito um relatório da situação de saúde, com dados importantes, como a alimentação da criança e suas condições habituais. O cartão de vacinação também é monitorado para não atrasar a data de aplicação das vacinas.


Ainda está sendo implantado um serviço de assistência para as funcionárias dos Centros e para as mães. “Foi um pedido do prefeito Julio Lossio e nós colocamos em prática. Vamos cuidar também da saúde da mulher. Já começamos a fazer um levantamento das mães com idade superior a 35 anos, que serão encaminhadas para realizar o exame de mamografia”, revela a secretária Lúcia Giesta. A mamografia de rastreamento deve ser realizada anualmente, em mulheres a partir dos 35 anos de idade.

Texto e foto: Taisa Alencar

Ascom/PMP

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *