Policiais também atuam no transporte dos cadernos de questões. O exame acontece dias 4 e 11 de novembro.
Por Marina Meireles, G1 PE
Para cada domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Polícia Militar (PM) vai disponibilizar 1.523 profissionais para fazer a segurança dos locais de prova, dos candidatos e de quem trabalha na aplicação dos exames em Pernambuco. As provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro. (Veja vídeo acima)
As informações sobre a segurança foram divulgadas nesta segunda-feira (29), na sede da corporação, no Derby, no Centro do Recife. Segundo a PM, o efetivo de segurança que deve atuar nos dois dias de evento teve um aumento de 3%, passando de 2.957 para 3.046. Ao todo, cerca de 307 mil pessoas se inscreveram para fazer as provas no estado.
“Tivemos um aumento de R$ 16 mil na verba repassada pelo Ministério da Educação e, por isso, investimos no aumento do número de policiais que participam”, detalha o major Roberto Oliveira, do Centro de Comando Integrado da PM.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/u/Y/jgOZ6cSba0n0Rdixc1bA/pm-seguranca-enem.jpeg)
Polícia Militar de Pernambuco detalhou esquema de segurança para o Enem deste ano em coletiva nesta segunda-feira (29), no Recife — Foto: Marina Meireles/G1
Além da segurança dos locais de prova nos dias de aplicação do Enem, os policiais também atuam antes das provas, fazendo o transporte dos malotes com os cadernos de questões. A operação teve início no dia 6 de outubro, quando os pacotes foram levados a quartéis da PM no interior. Em alguns dos locais, os cadernos são armazenados em unidades do Exército.
Somente no Recife e na Região Metropolitana, 1.126 PMs devem atuar na operação que ocorre antes, durante e depois da realização das provas. Cada profissional trabalha em turnos de, no máximo, oito horas, fazendo o policiamento a pé ou em viaturas.
Nos dias de prova, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional da Secretaria de Defesa Social fica à disposição para atender ocorrências que, de alguma forma, comprometam o andamento da prova.
“Temos um histórico de tranquilidade na realização das provas em Pernambuco e esperamos que isso se repita em 2018”, afirma o major.
Depois dos exames, os policiais também devem fazer a escolta dos cartões de resposta dos candidatos do Enem para que seja feita a correção das questões.