ELEIÇÕES 2018-PE: REDE ENTRA COM PEDIDO NA JUSTIÇA PARA RETIRAR CANDIDATURA DE LÓSSIO

Da editoria de Política do JC

Após ser expulso da Rede Sustentabilidade por se aliar com bolsonaristas na última sexta-feira (21), o partido apresentou à Justiça ontem (26), um pedido para cancelamento da candidatura do ex-prefeito de Petrolina Júlio Lossio. De acordo com o partido, Lossio cometeu infidelidade partidária de acordo com a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95). Ele ainda recorreu a decisão.

A petição foi protocolada pela advogada do partido, Carla Rodrigues, onde afirmou que a decisão foi tomada com base no artigo 147 do estatuto da Rede, que traz no seu primeiro parágrafo: “considera-se ato de infidelidade partidária, sujeitando o infrator à aplicação sumária da pena de cancelamento do registro da candidatura na Justiça Eleitoral e à expulsão simultânea da Rede, o candidato que (…) fizer campanha eleitoral para candidato ou partido adversário”.

Julio Lossio recebeu oficialmente na terça-feira (19) o apoio de dois dos principais aliados de Jair Bolsonaro (PSL) no Estado, o candidato a deputado federal Coronel Meira e Gilson Machado (PSL), durante almoço de adesão em uma churrascaria do Recife. Tal aliança resultou na distribuição de material de campanha distribuído tem a foto de Lossio; da mulher, Andrea Lossio, candidata a deputada federal pela Rede, que não estava no evento; do coronel Luiz Meira e do próprio presidenciável.

Em nota, divulgada na última quinta-feira (13), o partido já havia desautorizado qualquer aliança de seus candidatos majoritários com apoiadores da candidatura de Jair Bolsonaro utilizando a legenda da Rede. Dois filiados da sigla chegaram a sair do partido. Lossio chegou a apresentar a sua defesa, assim como filiados a Rede assinaram uma carta de apoio ao candidato. Ela é assinada também pelos integrantes da chapa majoritária encabeçada por ele: O candidato a vice-governador, Luciano Bezerra, e os candidatos a senadores Pastor Jairinho e Adriana Rocha.