Home / Política / PROFISSIONAIS DA REDE DE SAÚDE DE JUAZEIRO PARTICIPAM DE CURSO SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA

PROFISSIONAIS DA REDE DE SAÚDE DE JUAZEIRO PARTICIPAM DE CURSO SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Elinete Carvalho/ estagiária SESAU

Com a finalidade de qualificar a assistência e a capacidade técnica dos profissionais que atuam na urgência e emergência da rede de saúde do município, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores estão participando de uma capacitação, no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o tema Suporte Básico de Vidas.  O curso teve início no dia 29 de agosto e vai até 27 de setembro.

O curso está sendo realizado pelo coordenador da Central de Regulação Regional, José Dinis e o enfermeiro do (SAMU), Eduilson Nunes Santa Fé, e articula a teoria e prática, ensinando os participantes como identificar uma parada cardiorespiratória e também no aprimoramento da técnica de animação cardiopulmonar. A capacitação segue as normas da Associação Americana de Saúde Pública, (APHA em inglês), o qual internacionaliza no mundo inteiro a técnica de reanimação cardiopulmonar.

“O objetivo do curso sobre Suporte Básico de Vida é assistir ao paciente com parada cardiorespiratória, onde atuamos na atualização do protocolo de reanimação cardiopulmonar e a identificação previa da parada cardíaca. Então, a gente qualificando a assistência ao usuário acaba diminuindo o número de mortes doenças, desassistida”, frisa José Dinis.

Para o enfermeiro Eduilson Nunes Santa Fé a capacitação é relevante tanto para os profissionais da rede de saúde como para a sociedade. “Esse tema é de suma importância para toda a sociedade que deve saber como se comportar nesses casos. Para os profissionais de saúde significa mais segurança no atendimento. O servidor da saúde do município que participa vai sair sabendo na prática, como reconhecer uma parada cardíaca, a importância de pedir ajuda mesmo dentro do ambiente hospitalar, como fazer a ‘ressuscitação’ cardíaca de maneira efetiva e como usar o desfibrilador”, explica Eduilson Nunes.

A técnica de enfermagem, Francilene Alzira, trabalha no SAMU há 14 anos acha fundamental a realização de curso que aprimorar o serviço oferecido a população. “O curso de Suporte Básico de vida foi muito proveitoso. É importante a realização deste tipo de capacitação para aprimorar ainda mais a assistência prestada à população”, destaca Francilene Alzira.