ELEIÇÕES 2018-BA: CANDIDATA DA REDE AO GOVERNO DA BAHIA, CÉLIA SACRAMENTO VAI AO PROGRAMA FARNÉSIO SILVA E APRESENTA SUA PROPOSTA DE GOVERNO

“A PRESERVAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, CUIDANDO DAS NASCENTES E MATAS CILIARES SERÁ PRIORIDADE TOTAL NO MEU GOVERNO”

A candidata ao governo da Bahia, Célia Sacramento (Rede), participou do Programa Bastidores da Notícia e falou sobre suas propostas e o seu Plano de Governo. Célia disputará o cargo de chefe do executivo estadual pela primeira vez. O candidato a vice-governador na chapa é o empresário José Itamário, natural de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. “Precisamos urgentemente renovar na política que atualmente está um mar de lama e só na política podemos renovar”.

Célia é professora universitária e sempre envolvida com questões políticas, tendo já sido vice-prefeita de Salvador. Ela destacou o desafio da Rede em focar num novo modelo de política, mais democrático e igualitário, buscando inserir as pessoas que possuem senso de verdade e ética para que possam cumprir o verdadeiro papel de representar o povo em sua diversidade. Focou ainda os pilares sociais, saúde, educação e segurança, sem os quais nenhuma sociedade pode prosperar.

Ainda assim, ela disse que as mulheres precisam entrar na política para fazer renovação. “A mulher nunca quis ficar na cozinha, hoje estamos vendo na sociedade casas sendo lideradas pelas mulheres, somente 11 % faz parte das câmaras e isso prejudica muito. Temos que entrar na política para fazer a renovação. As mulheres são 53% da população brasileira e elas precisam participar da política e mostrar que tem competência para fazer políticas. Nestas eleições tem 5 homens disputado ao cargo de governador e todos com a cara tradicional da política antiga, então vamos mudar essa realidade votando em mim, estou preparada. Vamos fazer uma auditoria geral nas contas, não dar para aceitar que o governo gaste meio bilhão em propagandas”, alfinetou.

Por outro lado, ele ressaltou que se for eleita vai dar uma atenção maior para o Rio São Francisco. “A nossa idéia é viabilizar a construção de adutoras e cuidar das matas ciliares, isso é vontade política e o que existe hoje é falta de gestão. Além disso, precisamos urgentemente dar uma atenção para Rio São Francisco, não podemos deixar o Rio nesta situação e se eu for eleita vou trabalhar para revitalizar o Rio”.

Célia disse que visitou o Ceasa de Juazeiro e ficou impressionada com o total abandono do local. “Está abandonado, o que foi que aconteceu?. É um absurdo a situação, precisamos ampliar a estrutura do Ceasa e conseqüentemente criar outros. A Bahia tem jeito e para isso precisamos eleger a nossa presidente Marina Silva e eu como deputada”, concluiu.

Conheça o Perfil Célia Sacramento

Célia Sacramento nasceu em São Paulo, mas mora em Salvador desde os seis anos de idade. É mestre em controladoria e contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em engenharia de produção pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC).

Foi candidata a vice-presidente da República ao lado de Eduardo Jorge (PV), em 2014. Antes, em 2012, foi eleita vice-prefeita de Salvador na chapa com ACM Neto (DEM). Ela também já foi candidata a deputada Federal (2010) e a vereadora (2008). Em 2016, após sair do cargo de vice-prefeita da capital, disputou pela primeira vez o posto máximo do Palácio Thomé de Souza, mas não foi eleita.

Divorciada e mãe de dois filhos, Célia Sacramento é professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2013, foi eleita na sede da União das Nações Unidas (ONU) como vice-presidente da Aliança Global de Prefeitos e Líderes Africanos e Afrodescendentes (GAMAD). A instituição busca inclusão social por meio do empoderamento de mulheres e jovens.

Da Redação/BlogQSP