Um visionário, essa é umas das características marcantes do candidato a deputado federal, Valdemar Borges (1550), que fundou o seu primeiro consórcio público, a UAV’S – União das Associações do Vale do Salitre, no ano de 1998, antes mesmo da regularização da Lei Federal 11.107/2005.
A UAV’S é um importante dispositivo de união e integração dos trabalhos, a sua principal linha de atuação deveria ser o gerenciamento do uso da água. “No entanto, por ingerência não está funcionando e o povo do Salitre volta a viver em dificuldade por falta d’água”, explicou o candidato.
Esse foi o primeiro passo de um longo caminho, que levou a ajudar na construção de mais de 18 consórcios, espalhados por toda Bahia e para outros estados “No Salitre cresceu o sonho de realizar políticas públicas, com a transparência que o consórcio exige. Somente em 2005 a lei foi regularizada, mas eu já tinha a visão, que trabalhando de forma territorial muitos problemas públicos poderiam ser sanados”, declarou apostando nessa linha de trabalho para sua campanha de deputado federal.
Alguns anos depois Valdemar Borges criou também o Constesf – Consórcio Sustentável do Desenvolvimento do Território Sertão do São Francisco, com sede em Juazeiro, o Piemonte Norte do Itapicuru, com sede em Senhor do Bomfim, Piemonte Norte da Diamantina com sede em Jacobina, entre outros. “Nossa ideia é trabalhar de forma territorial ações envolvendo saúde, educação, infraestrutura e cadeia produtiva, diante da administração moderna otimizando e qualificando os recursos aplicados”, finalizou.
Ascom Valdemar Borges
