Projeto SENOCA apresenta resultados positivos

Passar de ano, melhorar as notas, aprender e ter bom comportamento são resultados de esforços realizados durante todo o período letivo. Mas, para alunos dos programas de correção de fluxo “Se Liga e Acelera Brasil” da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, esses não são os únicos prêmios. Na sexta-feira (14), cerca de 200 estudantes trocaram SENOCAS (moeda própria criada pelos educadores) por diversos brindes, como brinquedos, roupas, eletrodomésticos e material escolar.

Quem cumpriu todas as tarefas acumulou mais SENOCAS e pôde adquirir uma quantidade maior de itens nas feiras que foram montadas nas salas de aula. Cada atividade realizada tinha um valor específico (tarefa de casa feita – 01 SENOCA, 100% de presença – 05 SENOCAS, meta cumprida de quatro livros lidos por mês – 10 SENOCAS) que todo mês era depositado no Banco JUÁ-SENA.

Com os cheques em mãos, dos valores acumulados durante o ano, cada aluno teve a oportunidade de escolher o prêmio que queria levar para casa, além do conhecimento já adquirido. Daniel Sales dos Santos, por exemplo, além de comprar brinquedos também optou por presentear a irmã e a mãe. “É muito bom saber que estou tendo essa oportunidade, principalmente porque esse momento é fruto do nosso esforço. Eu me comportei bem, tirei boas notas e agora estou aproveitando”, revelou o aluno do Acelera que saiu com a sacola cheia.

De acordo com a professora Mirtes Rodrigues muita coisa mudou para melhor depois do projeto SENOCA. De acordo com ela, os alunos que antes eram bastante indisciplinados mudaram o comportamento. “Eles ficavam de olho nas SENOCAS e nos prêmios que poderiam comprar no final no ano. Sabiam que se não fizessem a tarefa e não lessem os livros paradidáticos não ganhariam as SENOCA e consequentemente nada de brinquedos, roupas ou qualquer outro tipo de brinde. Sem dúvida foi um grande estímulo, maior até do que no ano passado que o projeto ainda era novidade”, justificou.

A coordenadora municipal do programa, Denise Simone Farias, acredita que o sucesso da iniciativa é fruto do esforço coletivo, inclusive dos professores e monitores que arregaçaram as mangas, confeccionaram brindes e correram atrás de parceiros para o projeto. “Agora em 2012 os prêmios já foram bem melhores. Na escola Municipal Haydée Fonseca, por exemplo, com as SENOCAS os alunos puderam comprar sanduicheiras e batedeiras, e na Joca de Souza Oliveira, brinquedos como pista de corrida e bolas de futebol foram destaque”, ressaltou.

SENOCA

O projeto de intervenção pedagógica SENOCA nasceu da percepção aguçada da equipe dos programas de correção de fluxo “Se Liga e Acelera Brasil”. Os monitores, coordenadores, professores e demais profissionais envolvidos da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro acharam nesse tipo de incentivo a fórmula exata para estimular os alunos a se dedicarem mais à leitura, aos estudos e à aprendizagem.

De acordo com a coordenadora Denise, no ano passado, o programa conseguiu diminuir em 57% o número de faltas e aumentar em 43% o número de livros paradidáticos lidos. Isso sem contar com fatores como a melhoria da autoestima e da disciplina. Os números desse ano ainda serão fechados na próxima semana, durante o encerramento oficial do ano letivo.

Em 2012, 36 escolas (sendo 25 da sede e 11 do interior), 64 turmas e 970 alunos foram envolvidos no projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *